top of page

Índia antecipa meta de mistura de 20% de etanol na gasolina para 2025


A Índia planeja atingir 20% de mistura de etanol à gasolina até 2025, cinco anos antes de sua meta anterior. O objetivo é reduzir a dependência do país em importações de petróleo, disse o governo na quinta-feira.


No ano passado, a Índia estabeleceu a meta de atingir 10% de mistura de etanol até 2022 e 20% até 2030.


Atualmente, a Índia é o terceiro maior importador de petróleo do mundo, contando com fornecedores estrangeiros para atender a mais de 80% de sua demanda.


Na atual temporada, que começou em outubro, a Índia planeja ter uma mistura de 8,5% de etanol na gasolina. Agora, isto deve ser ampliado para 10% de mistura, o que significa o consumo de 4 bilhões de litros de etanol até 2022, disse o comunicado.


“Para atingir 20% de mistura até 2025 e atender à demanda dos setores químico e outros, seriam necessários cerca de 12 bilhões de litros de etanol”, disse o governo na quinta-feira.

Para isso, a indústria açucareira do país deve direcionar 6 milhões de toneladas de açúcar excedente, que seriam transformadas em 7 bilhões de litros do etanol, acrescentou o governo. Outros 5 bilhões de litros de etanol serão produzidos a partir de grãos.


No mês passado, o país anunciou um plano para atrair cerca de 400 bilhões de rúpias em investimentos privados para a expansão da capacidade de produção de etanol a partir de açúcar e de grãos.


Os movimentos para aumentar o teor de etanol também visam fornecer uma fonte alternativa de receita para as usinas de açúcar, já que a Índia não terá o direito de estender os subsídios à exportação de açúcar além de 2023, segundo acordo firmado com a Organização Mundial do Comércio (OMC).



Aftab Ahmed Fonte: NovaCana.com

12 visualizações0 comentário
bottom of page