Terminal da Petrobras inaugura usina de energia solar
- Ecoflex Trading
- 17 de jul.
- 2 min de leitura

A Transpetro, subsidiária da Petrobras responsável pelo transporte de combustíveis, inaugurou sua segunda usina solar no Brasil. A instalação foi feita no terminal da empresa em Belém (PA), com investimento de R$ 3,2 milhões. A primeira unidade entrou em operação em abril, em Guarulhos (SP).
Ao todo, a nova planta possui 300 kW de potência, distribuídos em 480 módulos fotovoltaicos instalados em uma área de 3.000 m², incluindo telhados da unidade. A energia gerada será utilizada para abastecer as operações locais e tem capacidade equivalente ao consumo médio de cerca de 80 residências.
Com isso, a Transpetro estima uma economia anual de aproximadamente R$ 400 mil e uma redução de 30 toneladas de CO₂ por ano. O terminal de Belém é um dos maiores da empresa, responsável por movimentar 2,3 milhões de metros cúbicos de combustíveis em 2024, incluindo diesel, gasolina e outros derivados. Os produtos chegam ao local por meio da refinaria de Mataripe (BA) e de outros terminais regionais.
A iniciativa faz parte do programa “Terminal + Sustentável”, que inclui também um sistema de captação e reúso de água da chuva. A estrutura já em operação é capaz de recuperar até 3,6 mil metros cúbicos por ano, e uma nova ampliação deve elevar esse número para 4,9 mil metros cúbicos, reduzindo em até 40% o consumo hídrico da unidade.
Além de Belém (PA), a empresa também avalia implantar uma nova usina solar no terminal de Coari, no Amazonas, localizado em uma área sensível da Floresta Amazônica. A Transpetro também está em negociação para firmar contratos de geração remota, com objetivo de abastecer todos os seus 48 terminais com fontes renováveis conectadas à infraestrutura elétrica nacional.
Fonte: https://canalsolar.com.br/





Comentários