top of page

GD somou 2,86 GW de potência no primeiro quadrimestre, diz ANEEL

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou nesta quinta-feira (15) que mais de 258 mil consumidores aderiram à GD (geração distribuída) no Brasil entre janeiro e abril de 2025. O avanço representou um acréscimo de 2,86 GW de potência instalada no período.

O estado de São Paulo liderou a expansão, com 46 mil novas usinas conectadas à rede e 405 MW de potência instalada. Em seguida, aparece Minas Gerais, que somou 270 MW com a entrada em operação de 24 mil novos sistemas.

Apesar dos números expressivos, a ANEEL não detalhou quantas dessas instalações foram realizadas por empresas integradoras privadas e quantas foram implementadas pela Cemig SIM – subsidiária da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), que também atua na oferta direta da tecnologia no estado.

Panorama nacional da GD

Até o dia 30 de abril, o Brasil contabilizava 3,47 milhões de sistemas de geração distribuída conectados à rede de distribuição, com uma potência instalada total próxima de 39,22 GW, de acordo com dados atualizados da ANEEL.

A maior parte das instalações está nas mãos de consumidores residenciais, que representam cerca de 80% do total — o equivalente a 2,8 milhões de usinas solares.

Os estabelecimentos comerciais respondem por 10% das conexões (346,9 mil sistemas), enquanto a classe rural representa 8,6%, com 298,2 mil instalações em operação.



 
 
 

Comments


bottom of page