top of page

Análise de Mercado

Observamos uma demanda fraca por etanol hidratado no mercado spot da região Centro-Sul, o que resultou em poucas negociações. O volume negociado pelas usinas segue bem abaixo da média vista até aqui nesta safra. A retração do mercado reflete, em parte, a cautela das distribuidoras, preocupadas com o andamento da safra e com as recentes quedas nos preços do petróleo, além da incerteza sobre possíveis ajustes nos preços internos pela Petrobras.  Com isso, muitos compradores optaram por postergar as compras. Do lado das usinas, algumas mantiveram-se fora do mercado, aguardando uma recuperação dos preços. No entanto, outras, com estoques elevados, procuraram liquidar o produto mais rapidamente. A oferta se manteve acima da demanda. Com isso, observamos que as cotações para o etanol hidratado desde a entrada de setembro seguem em trajetória de queda, sem sinalização de mudança para os próximos dias, mesmo tendo fundamentos sólidos para isso (incêndios, seca, adiantamento da safra).

 

O relatório da UNICA para a safra 2024/2025 na região Centro-Sul do Brasil destaca a produção e vendas de etanol, com foco no etanol anidro e hidratado. Até o início de setembro, a produção total de etanol alcançou 20,46 bilhões de litros, representando um aumento de 7,14% em relação ao ciclo anterior. Entretanto, há diferenças significativas entre os dois tipos de etanol: a produção de etanol hidratado foi de 13,0 bilhões de litros, um crescimento expressivo de 16,34%, enquanto a produção de etanol anidro caiu 5,84%, totalizando 7,46 bilhões de litros.

Durante a segunda metade de agosto, a fabricação de etanol no Centro-Sul atingiu 2,45 bilhões de litros, sendo 1,56 bilhão de litros de etanol hidratado (+10,27%) e 888,93 milhões de litros de etanol anidro, uma leve retração de 0,14%. A queda na produção de anidro pode estar relacionada ao direcionamento de mais cana para a fabricação de açúcar, que, embora tenha tido uma leve queda, ainda consome uma grande parte da matéria-prima.

 

Outro fator que pode ter impactado a produção, especialmente do etanol anidro, foram os incêndios que afetaram as lavouras no estado de São Paulo a partir de 22 de agosto. Segundo a UNICA, pelo menos 231,83 mil hectares de cana-de-açúcar foram atingidos pelos incêndios, afetando a qualidade da matéria-prima e o cronograma de colheita. Esse cenário tende a reduzir a eficiência de produção e pressionar os preços, especialmente com a demanda aquecida no mercado interno.

 

As vendas de etanol em agosto apresentaram trajetórias distintas entre os tipos. O etanol hidratado registrou um crescimento de 6,81%, totalizando 1,93 bilhão de litros, enquanto o etanol anidro apresentou uma leve queda de 1,03%, com 1,14 bilhão de litros comercializados. No mercado interno, as vendas de etanol hidratado continuaram em alta, com um aumento de 11,16%, alcançando 1,79 bilhão de litros. Em contrapartida, as vendas de etanol anidro caíram 3,33%, totalizando 1,04 bilhão de litros.

bottom of page