Análise de Mercado
Houve pouco avanço nas negociações dos contratos de etanol anidro nesta semana, com propostas ainda limitadas e distribuidoras aguardando uma sinalização mais clara e consistente do comportamento dos prêmios. Possivelmente os fechamentos ficarão para após o feriadão de Páscoa. Em complemento, estamos também no momento de negociação dos contratos bimestrais de biodiesel, para atendimento dos meses de maio e junho. Oferta limitada e com custos mais altos de matéria-prima, com notícias de exportações de soja sendo uma das motivações para que os prêmios estejam sendo indicados pelos produtores em valores mais altos do que os negociados no segundo bimestre. Alguns produtores inclusive ainda não haviam indicado os prêmios que estariam dispostos a negociar. Provavelmente a semana pós feriadão deverá ser agitada para o mercado de biocombustíveis, com distribuidoras tendo que definir os contratos tanto de anidro quanto de biodiesel entre os dias 22 e 25 de abril. Inclusive o biodiesel obrigatoriamente precisará ser definido na próxima semana, pela data limite imposta pela ANP. Já o etanol, os fechamentos poderão ser informados até o dia 2 de maio.
Resumo do boletim sintetizado da UNICA, contendo os números finais da safra 2024/25: A produção total de etanol na safra 2024/2025 foi recorde, com 34,96 bilhões de litros (+4,06%). Foram produzidos de Etanol Hidratado 22,59 bilhões de litros (+10,27%), e de Etanol Anidro 12,37 bilhões de litros (-5,63%). O Etanol de Milho foram 8,19 bilhões de litros (+30,70%), representando 23,43% da produção total de etanol na região Centro-Sul.
No acumulado da safra, as vendas atingiram 35,58 bilhões de litros, um novo recorde histórico, com crescimento de 8,42%. No mercado interno foram vendidos 21,73 bilhões de litros de etanol hidratado, relevante aumento de 16,44% em relação ao ciclo anterior. Já de etanol anidro foram comercializados 12,18 bilhões de litros em toda a safra, aumento de 4,35%.