Preço do etanol dispara nos postos de combustíveis de Cuiabá e assusta motoristas

4-Feb-2020

O sindicato que representa o setor de combustíveis disse que o reajuste também foi provocado pelos gastos extras dos postos no final do ano.

 

O preço do etanol tem subido nas bombas e já acumula um aumento de quase 2,5% em todo o país. Os custos de produção da matéria prima e o dólar mais caro estão entre os motivos desse aumento.

Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o preço médio do etanol nos postos brasileiros subiu 11,5% em 2019. A alta da gasolina foi de 4,8%. Só em janeiro deste ano o etanol já acumula um aumento de 2,39% em todo o país.

 

Segundo os especialistas, a entre safra da cana, o aumento das exportações do milho e dólar mais caro, que encarece os custos de produção, estão pressionando o valor do etanol na bomba e a previsão é que a alta de preços continue nos próximos meses.

 

O sindicato que representa o setor de combustíveis disse que o reajuste também foi provocado pelos gastos extras dos postos no final do ano.

“Foram despesas de 13º salário, encargos trabalhistas, encargos previdenciários, tributos que vencem no final e no início de ano. Então, é uma composição de fatores econômicos que faz com que o preço do etanol esteja no patamar de hoje”, afirmou Saulo Gayva, assessor jurídico do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Mato Grosso (Sindipetróleo-MT).

 

Fiscais do Procon estão em campo para descobrir se tem gente aproveitando a alta para cobrar preços abusivos. Eles analisaram as últimas notas de compra do combustível nas distribuidoras e compararam com os valores nos postos e descobriram um aumento na margem de lucro de até 60%.

“A legislação proíbe o aumento sem justa causa e o aumento arbitrário de lucro. Toda vez que o Procon detectar e conseguir configurar esse aumento, a empresa está sujeita à multa, que pode chegar a R$ 9 milhões de pendendo do porte do estabelecimento e da gravidade da infração”, afirmou Ivo Firmo, coordenador de fiscalização do Procon.

Share on Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

Preço do etanol despenca no país após greve de caminhoneiros

July 17, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo