A importância das redes sociais para as empresas

15-Apr-2019

 

 

Sua empresa está presente nas redes sociais? Se a resposta for não, você precisa urgentemente ler esse artigo. Se a resposta for sim, você realmente tem dimensão da importância desses canais? Então, vem descobrir com a gente!

Redes sociais como o Facebook e o Instagram caíram no gosto dos usuários da internet. Quem não tem um perfil nessas redes? Você conhece alguém que esteja de fora dessa onda?

Se a sua resposta para as pergunta acima foi não, então você já percebeu que ao seu redor, todo mundo está conectado, não é mesmo?

Por isso, é fácil entender que estar presente nas mídias sociais é estar onde o seu público-alvo está, não é mesmo? Assim chegamos em uma matemática simples: se você está presente, então será mais visto, sendo mais visto, se tornará mais conhecido e assim as suas chances de fazer um negócio crescer aumentarão bastante, não é mesmo?

Porém, não é só criar uma conta nessas platarformas e ficar esperando que tudo caia do céu. É preciso fazer a sua parte para que esse meio de divulgação, realmente alavanque as suas vendas! Continue a ler esse artigo e aprenda a utilizar essas ferramentas a seu favor!

 

A importância das redes sociais para as empresas

Se ainda restam dúvidas da importância das redes sociais para a sua empresa, é a hora de acabar com elas! Você sabe que deve estar onde o seu público está, certo?

Um bom trabalho de marketing gera clientes em potencial, além de fidelizar os que você já tem. Assim, uma ótima estratégia é fazer do markeing nas redes sociais um aliado para potencializar os seus resultados.

Ainda está pensando como? Essas mídias são poderosas ferramentas para serem exploradas em seu planejamento, pois, além de gerarem conversões, aumentam a bastante a visiblidade e a exposição da sua marca.

 

Benefícios das redes sociais

Caso queira entender melhor que benefícios são gerados através da presença estrategicamente planejada nas redes sociais, continue acompanhando esse artigo.

Essas ferramentas permitem, além da interação com o público consumidor e seus demais stakeholders, a coleta de dados, com relatórios importantes que te ajudam não só a conhecer melhor seu público-alvo como também a gerar insights de campanhas, planejamento de mídia e até mesmo de novos produtos!

As mídias sociais também ampliam o seu alcance, aumentam sua popularidade e ainda podem influenciar na reputação online da sua empresa.

Assim, para você entender melhor que vantagens a implementação de redes sociais pode trazer para o seu negócio, separamos alguns pontos abaixo:

 

Criar relacionamento com o cliente

Relacionamento é uma das palavras-chave do marketing, em especial do marketing nas redes sociais. Essas mídias, antes de mais nada, abrem caminho para gerar interação com seus seguidores e estimulá-los a se engajarem em suas postagens.

Mas lembre-se que para que isso dê certo, é preciso que você conheça muito bem sua persona, a entenda, sabendo do que ela gosta, o que deseja e o que procura na sua marca! Para isso, construa a sua buyer persona de modo que você possa identificar quais são suas necessidades, hábitos, desejos, comportamentos e até mesmo opiniões. Por isso, não seja afobado e comece a interagir de qualquer jeito sem um plano bem definido! Primeiro sente e faça um planejamento consistente.

É bom saber que a internet está cheia de conteúdo para todos os lados. Qual será o seu diferencial? O que fará a sua persona te seguir, interagir com você e se engajar em suas postagens? Conteúdo original e relevante são o segredo do sucesso! Assim, você vai conseguir alcançar quem você deseja!

Essa possiblidade de troca direta com o consumidor é uma das principais vantagens estratégicas e competitivas que você pode encontrar: o consumidor está ali pronto para interagir diretamente com a sua marca. E dessa interação, você pode tirar diferentes tipos de insumo para o seu negócio, desde o planejamento de comunicação até mesmo a criação de um novo produto.

 

Construir autoridade

Você sabia que uma ótima tática para ser visto com autoridade na sua área é produzir conteúdo relevante em suas páginas nas redes sociais?

É bom experimentar todos os formatos de conteúdo, desde gifs e infográficos até ebooks, para entender que tipo de material faz mais sucesso entre seus seguidores. O mais imporante de tudo é que tudo que você produza seja original e pensado para a sua buyer persona.

Vale lembrar que o Facebook é considerado um dos melhores canais para divulgação de materiais promocionais e informativos.

 

Tráfego de qualidade

Você sabia que todos os dias um número enorme de pessoas acessa suas página nas redes sociais e que boa parte dessas pessoas entra em seu perfil mais de uma vez por dia? Olha quanta oportunidade de ser visto!

Porém, sabemos que precisamos de público qualificado para que o nosso site seja visto por nosso potenciais clientes, não é mesmo?

Assim, ao gerar conteúdo compatível com a sua persona e publicá-los nas redes sociais, você se torna visto para quem interessa para o seu negócio.

 

Posicionar sua marca

Outra importante vantagem das mídias sociais, além da visibilidade, é oportunidade que ela traz para que você possa mais facilmente posicionar a sua marca!

Nesse canal, mais do que nunca, é hora e vez, de dar uma personalidade para a sua marca, ou seja, posicionar-se em suas postagens, escolher um modo de falar e até mesmo de responder os comentários de seus seguidores.

A forma como as pessoas que curtem ou seguem seu perfil percebem a sua marca está relacionada diretamente se estas se converterão em clientes ou não. Por isso, um bom planejamento da sua brand persona faz toda a diferença para que você possa ter uma voz adquada nesse meio.

 

Segmentação

As redes sociais contam com um grande potencial de segmentação! Esse é um dos grandes trunfos de estar presente nesses meios, pois você é capaz de segmentar de forma eficiente o público que deseja alcançar. Por exemplo, o Facebook Ads permite configurar desde idade e gênero, até mesmo interesses e localização do público para os quais aparecerão seus anúncios.

 
Conhecer seu público

Você ainda pode aproveitar as redes sociais para conhecer ainda mais o seu público-alvo e construir uma persona mais fidedigna possível!

Se você estiver se preguntando como fazer isso, aqui o segredo é o monitoramento e a análise de comentários e de sentimentos dos usuários que estão interagindo com a sua marca. Além disso, também é importante ter um planejamento definido do que você quer acompanhar.

 

Dicas importantes para o planejamento de mídias sociais

 

Manter uma frequência de postagens

Estar presente nas redes sociais não é apenas ter um pefil ou uma página na plataforma! Você precisa postar e interagir com os usuários. E não é só fazer isso de vez em quando. Suas postagens precisam ser constantes e você deve estar sempre disponível para integarir com os usuários que estejam envolvidos com as suas publicações.

 

Impulsionar os melhores posts

Se você também achava que era só publicar alguns posts e deixá-los lá que eles iriam aparecer sozinhos para todo o seu público, não é bem assim. Uma maneira eficiente de fazer com que seus posts apareçam para o maior número possível de pessoas do seu público-alvo é através do impulsionamento destes no Facebook Ads. Por isso, sempre leve em conta separar um orçamento, o qual deve ser visto como um investimento para alavancar suas vendas ou sua imagem, dependendo do seu objetivo.

 

Sempre responder aos comentários e dúvidas de seus usuários

Quem gosta de ficar falando sozinho? Ninguém, né? Nas mídias sociais, então! Se você está presente nelas, o consumidor espera que você esteja disponível para responder seus comentários e dúvidas. Por isso, não substime o poder do SAC online, que pode além de ajudar a aumentar suas vendas e adquirir clientes novos, também fidelizar seus consumidores mais antigos.

 

Fique de olho nas tendências

Agora que você já sabe quais são os passos importantes para que seu negócio faça sucesso nas redes sociais, é importante lembrar que você nunca pode esquecer de ficar de olho nas tendências de mercado e quais mídias se adequam melhor para o público que você deseja atingir.

Além disso, não deixe de chamar atenção da sua persona através de assuntos que sejam interessantes e relevantes para elas! Invista em pesquisa e construção de conteúdos e você fará sucesso!

 

 

MATERIAL PRODUZIDO POR VX COMUNICAÇÃO

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