top of page

Venda de CBios cresce após governo oficializar metas do RenovaBio


A comercialização de Créditos de Descarbonização (CBios), instrumentos que as distribuidoras devem adquirir para atender às suas metas anuais do programa federal RenovaBio, começou a crescer depois que o governo publicou, na quinta-feira passada, 10 de setembro, as novas metas globais revisadas para este e os próximos anos.


Do dia 10 até ontem, foram negociados 254 mil CBios na B3, cerca de 22% de todos os papéis comercializados desde junho. O volume diário médio de CBios negociados dos últimos dias foi de 84,7 mil, ante uma média diária de 21,7 mil até o dia 9.


Se consideradas as negociações acumuladas de setembro, as distribuidoras, que são as partes obrigadas a comprarem os papéis, adquiriram 321,16 mil créditos, volume superior a toda quantidade negociada nos últimos quatro meses.


O aumento da liquidez foi acompanhado da valorização dos ativos. Desde o dia 10, os CBios passaram a ser negociados acima de R$ 21 e o preço médio desse período ficou em R$ 22,39, valor 9,4% maior que o preço médio das negociações realizadas até 9 de setembro.


Desde o dia 10, a quantidade de CBios que na mão das distribuidoras cresceu 26% e alcança hoje 618 mil. A meta para este ano, porém, é de que as distribuidoras adquiram 14,53 milhões de CBios até 31 de dezembro.


Ainda não há CBios o suficiente em oferta para atender essa meta, mas o estoque desses títulos na mão dos emissores está crescendo. Até o momento, há 7,47 milhões de CBios na mão dos emissores, metade do volume que precisa circular neste ano. Desde o início do mês, a quantidade de CBios na mão dos emissores cresceu 13%.


De acordo com dados publicados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), desde o início do RenovaBio, no final de dezembro de 2019, até 9 de setembro de 2020, foi registrada a emissão de lastro para 8,54 milhões de CBios (soma dos CBios escriturados e dos pré-CBios das Notas Fiscais já validadas), o que representa quase 60% da meta oficial para o ano de 2020. Desse total lastreado pela agência, cerca de 8,1 milhões de créditos já se encontram disponíveis para negociação na B3.


“Começamos a acompanhar a movimentação do mercado de CBios motivada pela publicação das metas revisadas para o ano de 2020. O importante neste momento é que o RenovaBio entre de fato em operação, tornando realidade uma das maiores políticas de descarbonização dos transportes do mundo”, disse Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), em comunicado.



Camila Souza Ramos

Fonte: Valor Econômico

5 visualizações0 comentário
bottom of page