top of page

Usina solar flutuante de 1,2 MWp entra em operação no interior de MG


O consórcio gaúcho formado pela Creral de Erechim e Mil Engenharia de Tapejara finalizou, nesta semana, a construção de uma usina solar flutuante sobre o lago da PCH de Santa Marta, no município de Grão Mogol (MG).

Denominada de UFV Veredas Sol e Lares, o empreendimento de GD (geração distribuída) já está em operação, com potência instalada de 1,2 MWp e com capacidade para atender 1,25 mil famílias em 21 municípios das regiões dos Vales do Jequitinhonha e Rio Pardo.

A usina é de propriedade da Aedas (Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social) e contou com recursos do programa de P&D da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais).

Ao todo, a nova usina solar flutuante ocupa uma área de 11.000 m2 sobre o lago, onde opera com 3.050 painéis fotovoltaicos monocristalino, dual glass e de filme fino, além de mais 7,6 mil flutuadores e 60 mil metros de cabos.

A casa de força localizada na margem da represa conta com 14 inversores, transformadores e chaves de proteção.

A energia gerada é lançada em média tensão no sistema de distribuição da Cemig até chegar nas casas das famílias cadastradas.

A montagem começou em setembro de 2022 e após finalizar e colocar a usina em funcionamento, o consórcio ainda ficará responsável por operar a usina por um ano, período em que uma equipe será preparada para continuar a operação.

De acordo com o presidente da Creral, Alderi do Prado, a ideia da empresa agora é também inaugurar outras usinas de energia solar flutuante em outras localidades do Brasil.

“Temos sete usinas hídricas em operação e outras em construção e projetos. Com o conhecimento que adquirimos temos agora a possibilidade de também implementar a geração híbrida utilizando a lâmina d’água das nossas usinas, o que pode aumentar muito a nossa capacidade de geração”, destaca Alderi.

A Creral é uma cooperativa que distribui energia na região norte do Rio Grande do Sul e atua na geração operando 15 usinas hídricas, solares e térmicas. A Mil Engenharia, por sua vez, atua em projetos elétricos, automação industrial e manutenção elétrica.


Fonte:https://canalsolar.com.br/

9 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page