top of page

União Europeia deve superar 400 GW de energia solar em 2025


Foto: canva
Foto: canva

A União Europeia (UE) deverá adicionar 64,2 GW de energia solar fotovoltaica em 2025 e superar 400 GW de capacidade instalada acumulada até o final do ano, aponta relatório da SolarPower Europe. Porém, a estimativa é de que o volume anual acrescentado será inferior aos 65,1 GW registrados em 2024.

Dessa forma, o mercado europeu apresentará queda de 1,4% em 2025, a primeira contração anual desde 2015. Em 2024, o ritmo de instalações já havia demonstrado desaceleração, com crescimento modesto de 3,3%, após dois anos consecutivos de expansão excepcional: 47% em 2022 e 51% em 2023.

Conforme o estudo, o cenário é explicado principalmente pelo declínio de instalações de geração distribuída, particularmente no segmento residencial. Em países tradicionalmente fortes nesse mercado, como Itália, Holanda, Áustria, Bélgica, República Tcheca e Hungria, os consumidores estão adiando investimentos com o enfraquecimento dos efeitos da crise de energia de 2022.

Geração centralizada

A análise prevê que a geração centralizada seguirá crescendo no bloco em 2025, contribuindo com cerca de metade da nova capacidade adicionada no ano. A entidade afirma que, desde 2022, aperfeiçoamentos nos modelos de leilão ajudaram a restaurar a confiança no segmento, resultando num recorde de 20 GW contratados em 2024.

Projetos híbridos e associados com sistemas de armazenamento, especialmente na Alemanha e Bulgária, estão desempenhando um papel importante no avanço de empreendimentos fotovoltaicos promovidos por certames.

Já os contratos privados de longo prazo de compra e venda de energia (PPA) estão em queda na UE, após ter sido um elemento essencial no incremento de capacidade de geração solar centralizada no continente nos últimos anos.

Em 2025, menores preços de eletricidade diminuíram a atratividade desse tipo de investimento. De acordo com a SolarPower Europe, novos PPAs de energia solar caíram 41% entre o primeiro e o segundo trimestre.

Metas

Para atingir o objetivo de capacidade instalada de 750 GW de energia solar até 2030, a Europa precisa adicionar quase 70 GW por ano o resto da década. A pesquisa indica que, no ritmo atual, o bloco chegaria a 723 GW na data proposta.

“O número parece pequeno, mas o simbolismo é grande. O declínio de mercado, exatamente quando a energia solar deveria estar acelerando, merece a atenção dos líderes da UE”, declarou o vice-diretor executivo da SolarPower Europa, Dries Acke.


 
 
 

Comentários


bottom of page