Buscar
  • Ecoflex Trading

TSE celebra Dia Mundial do Planeta Terra e reforça compromisso com o meio ambiente

O Tribunal Superior Eleitoral se junta a milhões de pessoas no mundo todo para promover a reflexão sobre o tema


Na próxima quinta-feira (22), milhões de pessoas em todo o mundo comemoram o Dia Mundial do Planeta Terra, data criada para a reflexão sobre as iniciativas urgentes que a humanidade precisa tomar para salvar o planeta e para desenvolver uma consciência sustentável visando diminuir o impacto negativo das ações humanas no meio ambiente. O tema deste ano é “Restaurar Nossa Terra, Nossa Casa”.


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já adota, há mais de uma década, uma série de políticas socioambientais com foco na gestão sustentável, preocupando-se com a racionalização dos gastos públicos e consumo consciente de materiais e serviços que envolvem o processo eleitoral, e agora se une à celebração da data.


Entre as ações que reafirmam a sustentabilidade como um dos valores institucionais do Tribunal, está a adoção de um Plano de Logística Sustentável (PLS-JE), aprovado pela Resolução TSE nº 23.505/2016, com a finalidade de estimular a reflexão e a mudança dos padrões de compra, consumo e gestão de documentos dos órgãos da Justiça Eleitoral. As medidas também atendem à recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de adoção de práticas sustentáveis.


Uma das iniciativas do TSE mais inovadora é a Usina Minigeradora Fotovoltaica do Tribunal, em funcionamento desde 2017. Precursor nos edifícios do Judiciário brasileiro, o empreendimento é responsável pela produção de cerca de 20% da eletricidade consumida nos dois prédios da Corte Eleitoral. Quanto às contratações públicas, vale registrar que, em 2020, o Tribunal analisou 113 licitações para verificar quais delas impactavam positivamente a instituição.


Números

Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) publicado em março deste ano mostra que a Terra caminha para mais de 3º C de aquecimento global neste século e que mais de 1 milhão dos cerca de 8 milhões de espécies vegetais e animais do planeta estão em risco de extinção. Já as doenças causadas pela poluição do ar causam em torno de 6,5 milhões de mortes prematuras todos os anos, e a água poluída mata mais 1,8 milhão, principalmente crianças.


Com dados como esses, a humanidade precisa refletir que a única resposta é o desenvolvimento sustentável que contemple o bem-estar das pessoas e do planeta. “É de extrema relevância conscientizarmos as pessoas da necessidade imediata de preservarmos nosso habitat, começando pela educação ambiental”, destacou Cristiane Siqueira Mendes de Medeiros, chefe substituta da Seção de Gestão Socioambiental do TSE (Segesa).


É importante destacar que boas ações individuais ambientalmente corretas – que podem parecer simples, como jogar lixo no local correto, economizar água, não jogar lixos nas ruas, comer sem desperdício, entre outras – são muito importantes e podem fazer a diferença.


Sobre a data

A data surgiu após uma manifestação em prol das questões ambientais contra poluição, desmatamento e destruição do meio ambiente, realizada no dia 22 de abril de 1970, em Washington, Nova Iorque e Portland (Estados Unidos). Em 2009, reconhecendo a importância do tema, a ONU instituiu o Dia Mundial do Planeta Terra, celebrado em 22 de abril, para lembrar sobre a obrigação de se preservar e respeitar a riqueza natural do planeta.


Para participar da celebração de 2021, que começa nesta terça (20), é só escolher um dos eventos que estarão ocorrendo, através deste mapa. Você pode ainda sintonizar o Dia da Terra Ao Vivo 2021, apresentação que será transmitida ao vivo e que incluirá workshops, painéis de discussão e uma série de participações especiais.



Fonte: tse.jus.br

2 visualizações0 comentário