top of page

Tereos conquista habilitação para atuar como comercializadora varejista no mercado livre de energia

Para atender a uma demanda crescente no país, a Tereos, uma das empresas líderes em produção de açúcar, etanol e energia elétrica a partir da biomassa de cana, habilitou-se junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) para atuar na modalidade varejista no mercado livre de energia brasileiro.

Atualmente a companhia é autossuficiente para gerar energia para suas unidades industriais e ainda tem o potencial para produzir cerca de 1.500 GWh por ano de energia excedente para o sistema elétrico.

A empresa usa sua principal matéria-prima, a cana-de-açúcar, para produção de biogás e energia e, com a habilitação concedida pela CCEE, entra em um novo mercado, oferecendo mais uma oportunidade para seus clientes no segmento energético, atuando na comercialização varejista.

Na prática, isso significa que a empresa poderá, a partir de 2024, fornecer energia diretamente para pequenos e médios negócios que estão conectados à alta tensão, como lojas, hotéis ou pequenas indústrias, por exemplo – os consumidores residenciais não poderão ser atendidos dessa forma ainda, pois estão conectados à baixa tensão.

Com a entrada neste segmento, a Tereos projeta destinar no curto/médio prazo pelo menos 10% do seu volume de produção anual para atender à nova demanda. Já do lado do cliente, as vantagens vão desde a redução de custo com energia até a promoção da sustentabilidade, com a aquisição de uma energia limpa e sustentável.

“De acordo com dados da CCEE, temos aproximadamente 170 mil consumidores conectados à alta tensão que podem usufruir da contratação da nossa energia nesta modalidade. Ao mesmo tempo, essas empresas ainda se beneficiarão de uma maior previsibilidade de custos, além de contribuir para a descarbonização do seu negócio”, comenta Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos.

Segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), o mercado livre de energia registrou um aumento de 17% em 12 meses. O segmento responde atualmente por cerca de 40% do consumo total de eletricidade e já absorveu 97% da energia de biomassa produzida no país.

Sobre a Tereos

Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 12.000 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana-de-açúcar, cereais e batata. Com operação em 15 países, 43 unidades industriais e o compromisso de 15.800 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2022/23, o Grupo obteve um faturamento de € 6,6 bilhões.

Tereos no Brasil

A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page