top of page

Shell vai trocar 1.000 postos de gasolina por carregadores para elétricos

A Shell, empresa multinacional petrolífera, acaba de divulgar que pretende zerar suas emissões de carbono até 2050. Para chegar nessa meta, a companhia informa que vai fechar 1.000 postos de combustível até o final de 2025. No lugar, pontos de carregamento para carros elétricos serão instalados.



“A energia contribuiu para o desenvolvimento humano, permitindo que muitas pessoas em todo o mundo vivessem vidas mais prósperas. Hoje, o mundo deve satisfazer a crescente procura de energia, ao mesmo tempo que enfrenta o desafio urgente das alterações climáticas. Sinto-me encorajado pelo rápido progresso na transição energética nos últimos anos em muitos países e tecnologias, o que reforça a minha profunda convicção na direção da nossa estratégia”, disse Wael Sawan, CEO da Shell.



Com isso, o objetivo da empresa é praticamente quadruplicar o número de eletropostos próprios em todo o mundo, mais especificamente na China e na Europa. De acordo com o relatório, a meta é alcançar a marca de 70 mil estações de recarga ainda em 2024. No ano seguinte, o plano já é chegar em 200 mil pontos.



Fora isso, o foco das instalações será em carregadores públicos. Ou seja, em opções mais potentes, que garantem recargas em menos tempo. “Estamos nos concentrando na cobrança pública, em vez da cobrança doméstica, porque acreditamos que será mais necessária para nossos clientes. Temos uma grande vantagem competitiva em termos de localização, pois nossa rede global de postos é uma das maiores do mundo”, afirma o relatório.



Para isso, cerca de 500 instalações de postos comuns serão fechados a cada 12 meses, o que representa aproximadamente 8% de todos os locais de abastecimento da marca. A Shell só não especificou em quais locais isso será realizado.



Vale lembrar que, em parceria com a BYD, a Shell já inaugurou o maior posto de carregamento de modelos eletrificados do mundo. O eletroposto fica ao lado do aeroporto de Shenzhen, onde também fica a sede da montadora chinesa. Segundo a empresa, a estação de recarga tem 258 pontos de carregamento.



No Brasil, a Shell anunciou, quando inaugurou o primeiro eletroposto do Brasil, que faria 35 estações de recarga no país até 2023 com carregadores de 50 kW e 150 kW. Atualmente, são cerca de 12 pontos já funcionando.


12 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page