top of page

Projeto para aumentar mistura de etanol na gasolina sai nos próximos dias


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira, 29, que o governo enviará nos próximos dias ao Congresso Nacional o projeto de lei apelidado de Combustível do Futuro. Dentre os principais itens do texto está o aumento da mistura de etanol na gasolina comum dos atuais 27,5% para 30%.

O projeto visa regulamentar a integração das políticas de descarbonização no país, permitindo a redução das emissões de carbono feitas pelos meios de transporte. A declaração do ministro foi feita na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

“Enviaremos nos próximos dias o projeto do Combustível do Futuro. Se não me engano, estamos aguardando apenas as assinaturas dos ministros [Fernando] Haddad e Geraldo [Alckmin]. É um projeto de lei para descarbonizar a nossa matriz de transporte”, disse Silveira.

Além do etanol, o projeto deve tratar de outros biocombustíveis, incluindo o biodiesel. O texto deve estimular ainda a produção de bioquerosene de aviação, que pode reduzir custos ao setor aéreo.

O atual patamar de 27,5% de etanol na composição da gasolina vigora desde 2015. A mistura aumenta a octanagem da gasolina, tornando o combustível mais resistente às altas temperaturas na câmara de combustão e aumentando a resistência à queima.

Além disso, há os fatores ambiental e de custo: a gasolina com mais etanol libera menos monóxido de carbono para o meio ambiente. Como o combustível vegetal também é mais barato, o preço da gasolina comum com a nova mistura tende a cair.


Fonte:https://www.novacana.com/

13 visualizações0 comentário

Komentáře


bottom of page