top of page

Primeira estação de metrô sustentável foi entregue pelo governo de São Paulo


A cobertura da estação Vila Olímpia contou com a instalação de 234 placas solares devido ao acordo entre o banco Santander e a Eletromidia.


Em acordo com o banco Santander e a Eletromidia, neste mês, o Governo do Estado de São Paulo entregou a primeira estação de metrô sustentável de passageiros do estado. Situada na Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a estação Vila Olímpia possui infraestrutura que destaca os recursos naturais, como o uso da energia solar fotovoltaica.


Com a parceria entre as duas empresas e o Governo do Estado, foi possível instalar 234 placas solares sobre a cobertura da estação. Em conjunto, elas vão produzir aproximadamente 8.500 quilowatts-hora e quitar a tarifa de energia elétrica do lugar, prevista em cerca de R$ 300 mil anuais, que são providos pelo poder público.


“Essa é a primeira estação de trem patrocinada, um fato inédito no Brasil. Isso é bom porque retira o dinheiro público e coloca o privado de forma inteligente, funcional, sustentável e equilibrada para o investidor”, relatou João Doria, o governador do estado.


A estação Vila Olímpia abarca 1.454 metros quadrados de área verde, com cobertura vegetal de paredões dentro e fora do local e o plantio de árvores no jardim central, além de um novo bicicletário para 90 unidades. Destinada ao reuso para a limpeza dos banheiros e a irrigação das áreas verdes, a remodelagem sustentável também possibilita a captação e o armazenamento de, aproximadamente, 46 mil litros de água a cada mês.


Alexandre Baldy, o secretário de Transportes Metropolitanos, aponta que a entrega da estação remodelada sustentavelmente revela o possível êxito das parcerias. “Temos aqui mais um projeto importante para a Linha 9-Esmeralda que, além de ter sido concedida para atrair investimentos privados aos trens metropolitanos, terá em breve três novas estações”, pontuou Baldy no que diz respeito às paradas Mendes-Vila Natal, Varginha e João Dias.


“É motivo de grande orgulho a primeira estação sustentável de São Paulo fazer parte da CPTM. Somos uma empresa comprometida com o meio ambiente e sabemos que os benefícios trazidos por esta importante parceria também beneficiarão os passageiros que utilizam a Estação Vila Olímpia e a Linha 9-Esmeralda, uma importante ligação entre a zona sul de São Paulo e o centro da capital paulista”, afirmou Pedro Moro, presidente da CPTM.



Fonte: Portal Solar

6 visualizações0 comentário
bottom of page