top of page

Preços do petróleo caem 2% em sessão volátil com temores bancários abalando mercados


Os preços do petróleo caíram mais de 2% em negociações voláteis nesta segunda-feira, quando o colapso do Silicon Valley Bank agitou os mercados de ações e aumentou os temores de uma nova crise financeira nos EUA, mas uma recuperação na demanda chinesa forneceu suporte à commodity.


O petróleo Brent caiu 2,01 dólares, ou 2,4%, para 80,77 dólares. A referência global tocou mais cedo uma mínima de 78,34 dólares, seu preço mais baixo desde o início de janeiro.


O petróleo nos EUA (WTI) caiu 1,88 dólar, ou 2,5%, para 74,80 dólares o barril. Antes, o WTI atingiu 72,30 dólares o barril, seu menor preço desde dezembro.


As autoridades dos EUA lançaram medidas de emergência no domingo para fortalecer a confiança no sistema bancário depois que os temores de contágio da falência do Silicon Valley Bank levaram a uma liquidação de ativos americanos no final da semana passada e os reguladores fecharam o Signature Bank, com sede em Nova York, no domingo.


Os índices de ações dos EUA também tiveram negociações agitadas, com os investidores avaliando uma possível pausa nos aumentos das taxas de juros pelo Federal Reserve em março.



O fechamento repentino do SVB Financial desencadeou preocupações sobre os riscos para outros bancos resultantes dos aumentos acentuados dos juros do Fed no ano passado, mas também estimulou especulações sobre se o banco central poderia diminuir o ritmo de seu aperto monetário.


"Foi meio surpreendente hoje ver a grande queda no petróleo, considerando o fato de que o Fed provavelmente terá mais dificuldade em aumentar as taxas de juros agressivamente e isso deve causar fraqueza no dólar", disse Phil Flynn, analista do Price Futures Group.



Fonte:https://www.udop.com.br/

7 visualizações0 comentário

Yorumlar


bottom of page