top of page

Preço do petróleo salta quase 4% com possível restrição da oferta pela Opep


O petróleo subiu quase 4% nesta terça-feira à medida que a oferta apertada voltava ao foco como resultado de indicações da Arábia Saudita sobre cortes de produção pela Opep para apoiar os preços, além da perspectiva de queda nos estoques do produto dos EUA.


O ministro da Energia saudita disse que a Opep tem os meios para lidar com desafios que incluem corte de produção, segundo a agência estatal de notícias SPA informou na segunda-feira, citando comentários que Abdulaziz bin Salman fez em entrevista à Bloomberg.


O Brent de referência global fechou em alta de 3,9%, ou 3,74 dólares, para 100,22 dólares o barril. O petróleo bruto WTI, dos Estados Unidos, subiu 3,7%, ou 3,38 dólares, para 93,47 dólares.


O Brent registrou o maior preço desde 2 de agosto e o WTI, desde 11 de agosto.


"Se cortar a produção da Opep ou da Opep após setembro é justificado, isso é discutível", disse Tamas Varga, da corretora de petróleo PVM. Apesar da recente fraqueza induzida pela inflação, o mercado de petróleo parecia ter encontrado um piso ultimamente".


A perspectiva de retomar a oferta de petróleo iraniano e os temores de recessão, juntamente com consecutivas construções semanais no centro de armazenamento de petróleo dos EUA, diminuindo a demanda por gasolina e aproximando-se da temporada de manutenção das refinarias, empurrou os preços para baixo nas últimas semanas e deu o tom para a Opep , disse Bob Yawger, diretor de futuros de energia da Mizuho.


"Essa é a situação que está deixando o ministro do petróleo saudita um pouco fora de si", disse Yawger. "Ele estava enfatizando o fato de que a dinâmica estava um pouco fora de sintonia com a realidade."


O petróleo disparou em 2022, chegando perto de um recorde de 147 dólares, em março, após a invasão da Ucrânia pela Rússia ter exacerbado preocupações com abastecimento.


Preocupação com uma recessão global, crescente desde então, a inflação e a demanda mais fraca pesaram sobre os preços.


Fonte:https://www.udop.com.br/

5 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page