Buscar
  • Ecoflex Trading

Postos são autuados por enganar consumidores abastecendo etanol no lugar de gasolina


A fiscalização realizada em parceria entre a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o Instituto de Defesa do Consumidor em Alagoas (Procon/AL) autuou quatro postos de gasolina em Alagoas. Nesta segunda-feira (15), a ação encontrou, principalmente, postos que abasteciam etanol nos veículos de consumidores que pagaram por gasolina.


Segundo informações, dos quatro postos autuados, dois estão localizados em Maceió e outros dois em Rio Largo, na Região Metropolitana. Na capital alagoana, os postos identificados tiveram seus bicos de abastecimento interditados por venderem gasolina ao consumidor e abastecerem etanol. Em um desses locais, até a gasolina aditivada, de maior valor, era substituída por etanol.


Além disso, outro posto fiscalizado marcava na bomba uma quantidade de combustível superior ao que era abastecido. De acordo com a portaria do Inmetro, a diferença máxima tolerada é de 60ml a cada 20L. Neste último, os fiscais encontraram a marca de 80ml.


A última autuação se deu por irregularidades mais leves, como a falta de marcação em bombas de combustíveis e o termodensímetro com mau funcionamento. O aparelho, que se encontra fixado na bomba de etanol, tem como propósito atestar a pureza do combustível ao consumidor. O álcool da bomba, contudo, não era aprovado pelo aparelho.


Ao todo, os fiscais visitaram 15 postos de gasolina e 5 pontos de venda de gás de cozinha em Alagoas. Os municípios visitados foram Maceió, Rio Largo, Boca da Mata, Cajueiros e Capela.



Fonte: Já é Notícia

19 visualizações0 comentário