Os brasileiros estão dispostos a pagar mais por residências sustentáveis. Entre as soluções, ter energia solar em casa é desejo de 73,5% da população. Nove entre dez lares do país, no entanto, não dispõem de painéis solares.
Os dados são do Censo de Moradia Quinto Andar, pesquisa realizada pela startup imobiliária em parceria com o Instituto Datafolha.
O censo também revelou que 60% dos brasileiros gostariam de ter reservatórios para captar e armazenar a água das chuvas em suas casas e que a piscina própria é desejo de 53%.
Outra pesquisa, desta vez da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), revelou que 66% dos entrevistados estão dispostos a pagar mais para terem energia solar no imóvel.
Luiz Antônio França, presidente da associação, avalia que o consumidor está mais atento com as boas práticas voltadas à redução do impacto ambiental em todos os setores e valorizará cada vez mais esse tipo de opção no momento de escolher a moradia.
"O uso de novas tecnologias na construção -- que incorporam o uso de itens com maior eficiência e menor uso de recursos naturais --, e práticas voltadas à sustentabilidade, como utilização da energia solar e reaproveitamento da água, já fazem parte da realidade das incorporadoras", disse França.
Em consonância com as pesquisas, a fintech CondoConta, primeiro banco exclusivo para condomínios do mundo, afirmou que a maior parte dos pedidos de crédito na instituição são para melhorar a infraestrutura das habitações, como, por exemplo, a instalação de painéis solares.
Segurança no lar
Ainda de acordo com o Censo de Moradia, na Região Metropolitana de São Paulo, 74% dos entrevistados desejam ter um sistema de câmeras de segurança em suas residências -- cerca de 24% superior à média nacional.
Já o desejo por energia solar em casa também está acima da média nacional na Grande São Paulo, com 76,5%.
Zeca Ferreira Fonte: Money Times
Comments