top of page

Petrobras corta preço da gasolina pela primeira vez em mais de um ano e meio

A Petrobras reduzirá em 5,6% o preço médio da gasolina vendida a distribuidoras a partir de terça-feira, 3, informou a companhia em comunicado à imprensa nesta segunda-feira, 2, no primeiro corte de valores deste combustível desde outubro de 2023.

Dessa forma, o preço médio de venda da gasolina da Petrobras nas refinarias passará a ser de R$ 2,85 por litro, uma redução de R$ 0,17 por litro.

A redução ocorre após as vendas de gasolina por distribuidoras no Brasil terem subido 4,6% em abril ante o mesmo período do ano passado, para 3,81 bilhões de litros, o melhor resultado para o mês na série histórica, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), diante de uma recuperação do nível de mobilidade e de fluxo de veículos leves.

No acumulado do ano até abril, as vendas de gasolina somam 14,74 bilhões de litros, uma alta de 3,5% frente ao mesmo período em 2024. O resultado nas vendas ocorre após um recuo da comercialização no ano passado ante 2023.

A Petrobras, sob a gestão de Magda Chambriard, tem levado mais tempo para ajustar preços de combustíveis, em movimento que visa evitar repassar volatilidades internacionais ao mercado interno.

Em julho de 2024, havia sido a última vez que a petroleira ajustou a gasolina, quando a elevou em 7%.

O repasse do corte do preço da Petrobras aos consumidores finais nos postos, porém, não é imediato e depende de uma série de fatores, incluindo cobrança de impostos, mistura de etanol anidro e margens de lucro da distribuição e da revenda.

Além disso, o mercado brasileiro também é suprido por algumas poucas refinarias privadas e por importações.


 
 
 

Comments


bottom of page