top of page
Foto do escritorEcoflex Trading

Petróleo fecha em queda de mais de 3% com temor sobre crescimento e demanda


O petróleo encerrou a sessão desta quinta-feira recuando mais de 3% em ambos os contratos Brent e WTI, em meio à preocupação do investidor de que a inflação alta se prolongue e estenda o aperto monetário, afetando a atividade econômica e consequentemente a demanda pela commodity. Além disso, a força do dólar no exterior continua penalizando o petróleo, uma vez que a commodity é indexada em moeda americana.


No fim das negociações desta quinta-feira, os preços dos contratos para novembro do Brent, a referência global, terminaram em queda de 3,46%, a US$ 90,84 o barril, na ICE, em Londres, enquanto os preços dos contratos para outubro do WTI, a referência americana, perderam 3,82%, a US$ 85,10 o barril, na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex).


Como pontuou a corretora PVM, em nota, as ações e o dólar se estabilizaram com o retorno do apetite ao risco ontem, "mas seria tolice acreditar que a inflação está sob controle e que o Fed recuará de seu programa de aperto quantitativo". Além de se beneficiar de uma fraqueza do dólar e recuperação dos ativos de risco ontem, a corretora apontou que um suporte para o petróleo vindo da luta pelo enclave de Nagorno-Karabakh, contestado entre a Armênia e o Azerbaijão. A situação "ainda não se transformou em um grande conflito, mas caso as questões aumentem, a produção de petróleo de 600 a 700 mil barris por dia do Azerbaijão pode estar em risco, sem mencionar as interrupções que o fechamento de oleodutos na região pode causar".


Apesar disso, a corretora lembrou que os temores de inflação e recessão são um perigo muito claro e presente, como revelado na terça-feira, quando o CPI levou a uma venda de 4% nas ações dos EUA e uma reversão significativa da fortuna em dólar, que arrastou o petróleo para baixo com eles.


Hoje, o dólar voltou a crescer no exterior, com o índice DXY avançando 0,10% perto das 16h30, a 109,764 pontos. Assim, a moeda americana se mantém em patamar bastante elevado e continua penalizando a commodity.


Fonte:https://www.udop.com.br/

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page