top of page

Pesquisa transforma resíduos plásticos em lubrificantes


Transformar resíduos plásticos em lubrificantes

Uma equipe de pesquisadores de várias empresas e instituições americanas busca transformar resíduos plásticos em lubrificantes, incluindo fluidos hidráulicos e graxas. A pesquisa faz parte de um programa governamental de financiamento de inovações sustentáveis.


O objetivo do projeto é reduzir o impacto dos resíduos plásticos, transformando-os em lubrificantes.


Upcycling é o processo de transformar subprodutos, como resíduos, em produtos de maior valor.


A equipe já avançou em suas pesquisas: em maio, publicou um artigo dizendo que os lubrificantes feitos de resíduos de plástico tiveram um desempenho comparável aos óleos básicos sintéticos, como as polialfaolefinas, em termos de desgaste, e ainda tiveram um desempenho melhor nessa categoria do que os Lubrificantes com básicos de grupo III.


“Esta nova tecnologia oferece uma oportunidade econômica de reduzir o impacto ambiental prejudicial dos resíduos de plástico em nosso planeta e economizar energia por meio da redução do atrito e das degradações relacionadas ao desgaste em aplicações de transporte semelhantes aos óleos sintéticos”, disse artigo.


A equipe inclui pessoal do Laboratório Nacional de Argonne, Chevron Philips Chemical Co., Chemstations Inc., American Packaging Corp., Centro de Recuperação de Recursos da Cidade de Ames, Hy-Vee, Iowa State University e Texas A&M University.


O próximo objetivo da equipe é pesquisar o custo e a tecnologia necessários para reciclar os resíduos de plástico e descobrir mais sobre como esses produtos podem funcionar, de acordo com o boletim informativo Texas A&M Today.


A pesquisa está sendo financiada pelo Desafio de Inovação em Plásticos do Departamento de Energia dos EUA, parte de uma iniciativa da agência governamental para reduzir o desperdício de plástico.


É um dos 12 programas que recebem dinheiro. Em 2010, os Estados Unidos ocuparam o 20º lugar no ranking mundial de poluição por plástico, com 2,8 milhões de toneladas de resíduos plásticos gerados por ano. Resíduos de plástico podem causar danos à vida selvagem tanto na terra quanto no oceano, ao mesmo tempo em que contaminam as fontes de água.


Fonte: Portal Lubes

3 visualizações0 comentário
bottom of page