top of page

Parlamentares tentarão derrubar decisão que reduziu mistura de biodiesel

Afirmação é do deputado Jeronimo Goergen, que preside a Frente Mista que discute o mercado do biocombustível


Frente Parlamentar Mista do Biodiesel vai apresentar um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para sustar a decisão tomada pelo governo de reduzir temporariamente de 12% para 10% a mistura de biodiesel no diesel convencional. A informação é do deputado Jeroninmo Goergen (Progressistas-RS), que preside o colegiado.


A redução na mistura foi comunicada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e vale para as entregas de biodiesel entre setembro e outubro deste ano. A medida foi criticada por entidades do setor.


Em nota divulgada pela assessoria, Goergen afirma que a notícia causou surpresa e perplexidade. É uma mudança que, na visão do parlamentar, causará prejuízo para os produtortes ofertantes de matéria-prima para o biocombustível.


“Isso vai interferir diretamente no preço e nos estoques de soja, provocando um desacerto muito preocupante nessa engrenagem econômica. Os reflexos negativos acertam em cheio os agricultores e a indústria, que já havia feito investimentos para trabalhar com outro cenário. Sem planejamento e previsibilidade não há credibilidade”, criticou, na nota.


Em mensagem de vídeo, compartilhada por redes sociais, Jeronimo Goergen reforça considerar inaceitável “como a ANP vem interferindo” na previsibilidade dos leilões de biodiesel. O que, segundo ele, vem acontecendo em um momento de consolidação desse mercado. Na visão do deputado, o Brasil perde com o que acredita ser uma falta de convicção do governo sobre a condução da política de biodiesel.


“O governo cometeu um erro, também. Não deveria ter deixado a decisão da ANP ocorrer sem um alerta ao setor, anteriormente, sem uma construção que buscasse impedir essa situação. Agora teremos reflexos jurídicos, legislativos”, diz ele, no vídeo.


Fonte: Revistagloborural

2 visualizações0 comentário
bottom of page