Buscar
  • Ecoflex Trading

Oficial: gasolina E10 é lançada em setembro

A gasolina E10 tem até 10% de etanol e estará disponível nos postos de combustível do Reino Unido a partir de setembro de 2021 como parte da tentativa de reduzir as emissões de CO2

A gasolina E10 - um tipo de gasolina mais ecologicamente correto contendo até 10% de etanol - estará disponível em postos de combustível em todo o Reino Unido a partir de setembro de 2021 e se tornará a forma padrão de gasolina, com o objetivo de reduzir as emissões de CO2.

O Departamento de Transporte (DfT) anunciou o lançamento da gasolina E10 após uma consulta com motoristas e a indústria automotiva. E10 - que é uma mistura de gasolina padrão e etanol feito de materiais que incluem grãos de baixa qualidade, açúcares e resíduos de madeira - deve reduzir as emissões de CO2 nas estradas do Reino Unido em até 750.000 toneladas por ano. Isso é o equivalente a tirar 350.000 carros - ou todos os carros de North Yorkshire - das estradas.

Além de ajudar o Reino Unido a atingir sua meta de zero carbono líquido até 2050, o lançamento do E10 também impulsionará a indústria de biocombustíveis do país, com os materiais necessários para o E10 refinado no Reino Unido.

A gasolina E5 atualmente à venda nos pátios de entrada dos postos de gasolina britânicos não contém mais do que 5% de etanol - o E10 contém o dobro, mas isso pode causar problemas para alguns carros. Todos os carros a gasolina fabricados a partir de 2011 são compatíveis com o E10, mas o DfT estimou anteriormente que 700.000 veículos no Reino Unido não são. Um verificador de compatibilidade E10 pode ser encontrado no site da DfT.

A European Automobile Manufacturers 'Association (ACEA) afirma, por exemplo, que todos os BMWs podem usar o E10, mas alerta que esse não é o caso para todas as marcas. Quase todos os modelos da Mercedes podem usar o E10, mas o C200 CGI e o CLK 200 CGI feitos de 2002 a 2005 não podem. No entanto, o E10 foi vendido na Europa - mais notavelmente na França e na Bélgica - junto com o E5 por vários anos.

O DfT ainda não definiu um prazo para quando os postos de gasolina do Reino Unido serão obrigados a oferecer o E10. Não será oferecido ao lado do E5 sem chumbo no mesmo pátio, embora - uma vez que um posto de combustível tenha mudado para o E10, o padrão E5 não estará mais disponível lá. Os motoristas cujos carros não são compatíveis com o E10 ainda poderão comprar gasolina E5 na forma super sem chumbo, embora o DfT confirme que o Reino Unido manterá um suprimento desse combustível.

Grant Shapps, secretário de estado dos transportes, disse: “Embora cada vez mais motoristas estejam dirigindo veículos elétricos, existem medidas que podemos tomar para reduzir as emissões de milhões de veículos que já circulam em nossas estradas - a pequena mudança para gasolina E10 ajudará os motoristas em todo o país reduzimos o impacto ambiental de cada jornada, à medida que construímos de volta mais verde. ”

Edmund King, presidente do AA, expressou apoio ao lançamento do E10, mas apontou que as próprias avaliações de impacto do governo previram que a mudança resultaria em um aumento geral de 1,6 por cento nos preços da gasolina. Ele acrescentou: “Isso vai atrapalhar muitos motoristas, mas o AA espera que o Chanceler, que receberá mais taxas de combustível com mais combustível consumido, não terá que aumentar a taxa de combustível no orçamento na próxima semana.”

Apesar do DfT lançar um verificador de compatibilidade E10, o diretor da RAC Foundation Steve Gooding disse que era “extremamente difícil” criar uma lista definitiva de carros compatíveis. Ele avisou: “Muitos dos carros incompatíveis serão clássicos percorrendo apenas alguns quilômetros por ano, mas um número significativo ainda será usado diariamente como um carro familiar”.

As consequências de rodar um carro incompatível no E10 podem ser graves, como James Elliott, editor-chefe do título irmão da Auto Express, Octane, explicou: “Esses combustíveis reduzem a borracha e as linhas de combustível em carros mais antigos. Na verdade, aconteceu em um de meus próprios clássicos quando uma seção da linha de combustível morreu prematuramente e começou a vomitar gasolina por toda parte. Tive a sorte de ter sido localizado e de poder ser colocado em segurança no local, mas estou preocupado porque nem todos terão a mesma sorte. Qualquer combustível que danifique as vedações e linhas que impeçam o combustível de atingir as partes mais quentes do motor é um sério risco de incêndio e um perigo potencial para os carros clássicos e seus proprietários. ”

Quais carros não funcionam com gasolina E10?

Pesquisas anteriores da Fundação RAC indicaram que 28.000 Volkswagen Golf s, 18.162 Mazda MX-5 se quase 16.000 Nissan Micra s no Reino Unido são incapazes de rodar no E10.

Um porta-voz da UKPIA (UK Petroleum Industry Association), que representa os principais fornecedores de combustível no Reino Unido, aconselhou: “Se um proprietário de um carro clássico ou querido não tiver certeza da compatibilidade de seu veículo com gasolina contendo mais de 5% de etanol e não for capaz para obter orientação do fabricante do veículo, eles podem evitar potenciais dificuldades usando o super grade. ”

O que é etanol?

O etanol é uma forma de álcool, e o etanol da gasolina E5 e E10 é o bioetanol, o que significa que é um combustível renovável derivado do cultivo e da fermentação de safras como açúcar, trigo e milho.

O aumento do teor de etanol na gasolina traz uma redução no dióxido de carbono porque o etanol produz menos CO2 do que a gasolina quando queimado e porque as safras cultivadas para produzi-lo absorvem CO2 da atmosfera.



Fonte: Auto Express

62 visualizações0 comentário