Buscar
  • Ecoflex Trading

Oferta de biodiesel no L75 é menor que a demanda estimada


O mercado de biodiesel já pode ir se preparando para mais um bimestre cheio de turbulências. Encerrada a Etapa 2 do 75º Leilão de Biodiesel (L75), as ofertas das usinas participantes no processo que vai negociar o biocombustível que será consumido durante o 5º bimestre deste ano, voltaram a encolher pelo segundo leilão seguido. No total, as distribuidoras terão que se virar com menos de 1,19 bilhão de litros. Esse é menor volume de biodiesel colocado à disposição do mercado desde o L69 – quando a mistura ainda estava no B11.


Pelas contas de BiodieselBR.com, a demanda de diesel no próximo bimestre deverá girar entre 10,4 e 11,2 bilhões de litros. Em nenhum dos dois casos, a oferta de hoje seria suficiente para garantir a manutenção do B12. Caso o consumo de óleo diesel fique mais perto do piso da projeção, ainda seria possível garantir o B11. Caso contrário, só daria para o B10.


A baixa oferta coloca a ANP frente à decisão de convocar mais um leilão complementar ou repetir da redução da mistura obrigatória determinada no bimestre passado.


Fonte: BiodieselBR.com

5 visualizações