Buscar
  • Ecoflex Trading

Nordeste bate duplo recorde de geração de energia solar fotovoltaica

Produção registrada pelo ONS na última quarta-feira (27) seria o bastante para abastecer 21,3% da demanda elétrica da região


O estado do Nordeste registrou um duplo recorde na geração de energia solar fotovoltaica instantânea na última quarta-feira (27). O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) apontou o primeiro pico às 13h19min, ao verificar a geração de 2.649 MW.

O segundo pico veio menos de uma hora depois, às 13h58, com o registro de produção de 2.675 MW. Foi 2% de aumento em relação ao índice registrado mais cedo. A quantidade de energia gerada é o suficiente para abastecer 21,3% da demanda elétrica da região naquele momento.

Somente no mês de outubro foram apontados sete recordes, somando os dois novos registros. A energia solar representa hoje 2,2% de toda a matriz energética brasileira, mas a expectativa é que este número aumente para 2,6% até o final de 2021.


Geração distribuída solar no Brasil

Atualmente, o país possui 7,2 GW de potência operacional da fonte solar no segmento de GD (geração distribuída), segundo levantamento realizado pelo Canal Solar com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A classe de consumo com maior potência instalada é a residencial, com 3,06 GW, seguida da classe comercial (2,5 GW) e rural (992 MW). Ainda de acordo com a Agência, as regiões Sudeste, Sul e Nordeste lideram o ranking de potência instalada no Brasil, com 2,69 GW, 1,53 GW e 1,41 respectivamente.



Por Aline Guevara

Fonte: Canal Solar

4 visualizações0 comentário