Buscar
  • Ecoflex Trading

Multinacional Amerisolar mantém fornecimento de módulos para o segmento de energia solar no País


A Amerisolar, multinacional instalada recentemente no país, especializada na produção e distribuição de geradores solares em grande escala, ou seja, direcionada para a empresas do mesmo setor, acredita que o setor de energia solar vai crescer ainda mais no próximo ano. Devido a este cenário, a empresa está se preparando para abastecer ainda mais o segmento com os módulos solares.


De acordo com Gustavo Henrique de Almeida, CEO da Amerisolar Brasil, a expectativa trata de um reflexo das mudanças que a sociedade atual já enfrenta. “A economia já está passando por um momento difícil. Além disso, cada vez mais pessoas se preocupam com a necessidade de economizar, preservar o meio ambiente e, assim, conservar recursos naturais que serão extremamente necessários para a vida humana. Portanto, gerar energia de forma limpa e renovável é o principal caminho para alcançar este objetivo”, afirmou.


Ainda segundo o executivo, a expectativa é que, no próximo ano, o aumento na busca seja ainda maior devido a necessidade de redução nos gastos e preservação do meio ambiente.

“O nosso principal objetivo ao trazer a Amerisolar para o Brasil foi abastecer o mercado com módulos que atendam às exigências técnicas que contribuam para o crescimento sustentado do mercado fotovoltaico”, comenta o CEO.


Com uma empresa desse porte operando dentro do país, o custo com produção, tributação e instalação também será reduzido para as empresas parceiras do segmento impactando diretamente no valor final para consumidor. “Além disso, será possível expandir ainda mais o setor para outras cidades além dos polos que já estamos acostumados. Com isso, a economia local também poderá ser beneficiada com a criação de negócios e mais empregos”, garante Gustavo.


A energia solar é constantemente lembrada como uma fonte de economia e sustentabilidade. Esses benefícios são os principais motivos que fazem esse setor se tornar uma das grandes apostas de investidores para os próximos anos. Não é à toa que pesquisas demonstram a ascensão desse mercado.


Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 2019, a instalação de placas fotovoltaicas – responsáveis pela geração de energia solar – cresceu três vezes mais em comparação com o ano anterior. Enquanto isso, de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), estima-se que o número de instalação quadruplique até o final de 2029.


A Amerisolar Brasil é uma joint venture formada entre a Nova Renováveis e a chinesa Amerisolar. Instalada desde o início do ano no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais, a multinacional produz painéis solares no Brasil, com produção massiva para o mercado nacional e com exportação para os Estados Unidos. Antes, a empresa importava e comercializava os equipamentos para energia solar.


“A parceria firmada com o aeroporto-indústria de Confins e a certificação do aeródromo pela Receita Federal como primeiro equipamento do tipo do Brasil foram fundamentais para o avanço das etapas de operacionalização da empresa”, comentou o CEO da Amerisolar Brasil.

A Amerisolar Brasil foi a segunda empresa a se instalar no entreposto aduaneiro que começou a ser desenhado pelo governo de Minas Gerais ainda no início dos anos 2000, a primeira empresa foi a Clamper, que é especializada em dispositivos elétricos.


A companhia está entre as top 10 em energia solar da China, e a capacidade instalada de energia fotovoltaica no Brasil representa metade da produção anual da fábrica da Amerisolar naquele país. Segundo Almeida, a unidade em Minas Gerais será a maior produtora de equipamentos de energia solar do País, e a companhia seria a sétima fábrica da empresa, que já possui unidades na China e na Austrália. “Queremos alavancar a produção nacional dos equipamentos e valorizar ainda mais o segmento no Brasil, dado o potencial do setor nacional”, afirmou o executivo.



Fonte: Portal Solar

7 visualizações0 comentário