Buscar
  • Ecoflex Trading

Movimentação financeira do L75 passou os R$ 6 bilhões


Dessa vez não é mera força de expressão: as distribuidoras de fato compraram até a última gota do biodiesel que havia sido colocado à venda pelas usinas no L75. Até agora o mais perto que o mercado havia chegado disso tinha sido no Leilão 68 quando um pouco menos 2,5 milhões de litros de biodiesel ficaram por ser vendidos. Este foi, sob qualquer ângulo, um leilão bastante dramático.


A começar pela oferta insuficiente de biodiesel feita pelas usinas. Na Etapa 2 foram colocados à venda 1.189 mil m³ para atender ao mercado da mistura obrigatória no quinto bimestre. Este volume seria suficiente para garantir a venda de pouco menos de 9,91 bilhões de litros de B12, consideravelmente abaixo das estimativas de BiodieselBR.com que iam de 10,4 até 11,2 bilhões de litros de diesel.


O resultado foi uma Etapa 3 bastante atribulada na qual as distribuidoras compraram tudo o que poderiam e continuaram num cabo de guerra que fez os preços médios chegarem a inéditos R$ 4.622,94 por metro cúbico. A falta de produto que o ministro Bento Albuquerque em pessoa anunciou a redução da mistura obrigatória de B12 para B10 no mesmo dia em que a ANP comunicou que cancelaria toda a Etapa 3.


O anúncio desagradou os fabricantes de biodiesel que partiram para a briga na Justiça. O leilão só foi retomado na quinta-feira passada (20).


Fonte: BiodieselBR.com

3 visualizações