O mercado livre de energia superou 30 mil unidades consumidoras no Brasil, mostra levantamento da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia (Abraceel). A marca foi atingida em setembro de 2022. Conforme os dados do Boletim Abraceel de Energia Livre, deste total, cerca de 4.408 migraram do ambiente regulado só nos últimos doze meses.
A marca foi atingida no mesmo mês em que o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou uma portaria que permite que todos os consumidores de alta e média tensão possam migrar para o ambiente de contratação livre (ACL) a partir de 2024.
A medida é vista pela Abraceel como uma ótima forma de expandir o setor, já que viabiliza a entrada estimada de 106 mil consumidores. Agora, a expectativa é que os consumidores de baixa tensão, ou seja, residências e pequenos negócios, possam também futuramente escolher seus fornecedores de energia.
Isso pode ser viabilizado de duas formas: no âmbito do governo federal, há consulta pública realizada pelo MME para estabelecer um cronograma com os prazos para a abertura completa do mercado. No Congresso Nacional, há dois projetos de lei – PL 414/2021 e PL 1.917/2015 – que tratam o tema. Atualmente, apenas 0,03% dos 89 milhões de consumidores brasileiros estão no mercado livre de energia.
Fontehttps://portalsolar.com.br/
Comentários