O estado de Mato Grosso está ampliando a pauta de exportações e, neste ano, passou a embarcar etanol. Já foram duas operações concluídas, uma em março e outra em maio, ambas com o mesmo destino: Singapura, conforme dados divulgados pelo Centro de Dados Econômicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
Nesta segunda operação de etanol foram enviadas 1,9 toneladas do produto para Singapura, gerando um total de US$ 11,1 milhões. A última exportação de etanol havia sido registrada em março de 2024, também com destino a Singapura.
O coordenador do centro de dados econômicos da Sedec, Vinicius Hideki, destaca que Mato Grosso atingiu marca histórica nas operações comerciais com outros países e bateu recorde em volume físico das exportações nos primeiros cinco meses deste ano. De janeiro a maio, foram comercializadas 26,73 milhões de toneladas de produtos para compradores estrangeiros, incluindo minérios, grãos, madeiras, carnes e outros itens.
Além do etanol, outros produtos mostraram crescimento significativo em relação a maio de 2023: complexo milho (3,22%), complexo madeira (37,93%), complexo algodão (293,22%) e grãos beneficiados (102,47%).
Comments