top of page

Manaus aprova PL que defende campanha de incentivo à energia solar


A Câmara Municipal de Manaus aprovou, nesta segunda-feira (15), um Projeto de Lei que institui uma campanha de incentivo à utilização de energia solar na capital amazonense.

O objetivo da proposta, de autoria do vereador Lissandro Breval (Avante), visa criar mecanismos para informar à população sobre os benefícios da tecnologia para o meio ambiente, além da redução no valor da conta de luz.

Em seu escopo, o texto defende a implementação dos sistemas de energia solar em escolas, faculdades, hospitais, clínicas médicas, laboratórios e estabelecimentos de saúde, além de comércios e indústrias.

Para o vereador, o incentivo à energia solar também aumenta a competitividade na atração de empresas, ajudando Manaus e o Estado do Amazonas a se desenvolver. “Lembrando que estamos na Amazônia e sendo questionados a todo momento sobre sustentabilidade”, disse o vereador.

Segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Amazonas é o estado brasileiro com o maior número de cidades que não possuem ao menos um sistema de energia solar instalado em residências, estabelecimentos comerciais e afins.

Atualmente, dos 5.570 municípios que existem no Brasil apenas 43 se enquadram nestas condições, das quais 24 encontram-se localizadas no Amazonas. A grande maioria destas cidades são comunidades remotas que sequer têm acesso a energia elétrica.

Brilha Amazonas

Visando melhorar esses índices e levar maior qualidade de vida para os moradores das regiões isoladas do estado, o Governo do Amazonas lançou, recentemente, um programa com o objetivo de fortalecer o turismo nas comunidades remotas que ainda não têm acesso a energia elétrica, a partir do uso de sistemas fotovoltaicos.

O projeto, intitulado de “Brilha Amazonas”, conta com uma parceria junto a Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo) para distribuição de kits de energia solar para as localidades que têm o turismo como a principal fonte de renda. Saiba mais, clicando aqui.


Fonte: https://canalsolar.com.br/

3 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page