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Indústria da aviação pede mais financiamento para combustíveis verdes sintéticos

A Europa vai precisar investir mais em combustíveis sintéticos para aviação se quiser alcançar suas metas de zero emissões líquidas e descarbonizar a aviação até 2050, já que não pode depender apenas dos biocombustíveis, disseram líderes da indústria, com muitos pedindo mais apoio dos governos.

O combustível de aviação sustentável (SAF) baseado em biocombustível, feito de materiais como óleo de cozinha usado ou lascas de madeira, pode reduzir as emissões da aviação em até 80%, de acordo com autoridades governamentais e da indústria, sendo visto como a principal solução verde para o setor.

Mas há uma escassez de matérias-primas para produzir combustível suficiente a partir de materiais orgânicos. É necessário investir em combustíveis sintéticos mais caros, produzidos a partir do hidrogênio ou da captura de carbono, conhecidos como e-SAF, para garantir que a Europa possa atingir suas metas ambientais.

tre três a cinco vezes mais do que o combustível de aviação tradicional.

O SAF sintético é substancialmente mais caro do que isso, dizem os especialistas, com estimativas mostrando que pode ser até dez vezes mais caro que o combustível tradicional.

Segurança de investimento

A União Europeia está oferecendo alguns subsídios para o e-SAF sob as novas regras para impulsionar o uso de combustíveis verdes em todo o bloco, mas líderes do setor dizem que os governos precisam investir mais em infraestrutura e produção.

“O preço é uma coisa. A outra coisa é que precisamos da estabilidade e das regulações do governo”, disse Gaudig nos bastidores do Berlin Airshow, na semana passada.

Sem regras claras, como mecanismos de segurança de preços e garantias claras, o setor terá dificuldade para prosperar na Europa, disseram autoridades que trabalham em produtores de SAF.


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