Buscar
  • Ecoflex Trading

Grupo DISA adquire Prio e passa a ser um dos maiores operadores em Portugal


O Grupo DISA e o fundo de investimento Oxy Capital chegaram a acordo para a venda da companhia energética Prio em Portugal, com a espanhola DISA a adquirir a rede de estações de serviço (com 247 postos de venda), o terminal de armazenamento e a fábrica de biodiesel localizadas em Aveiro. Com esta operação, a DISA passa a ser o quarto operador em dimensão no território nacional e alcança uma quota de mercado de 10%.


A extensão dos negócios da DISA em Portugal insere-se na estratégia de expansão geográfica que teve início há três anos por parte da empresa espanhola, que conta já com 86 anos de atividade no setor energético, garantindo em comunicado pautar a sua atividade “sempre com critérios de sustentabilidade e com grande capacidade de adaptação às necessidades e exigências da sociedade e da economia”.


A integração da Prio no Grupo DISA garante a continuidade de todas as atividades que a empresa portuguesa desenvolveu até à data, uma vez que a empresa espanhola assume os compromissos contratuais vigentes com todos os seus clientes e fornecedores. O acordo entre as duas empresas vai agora para análise e aprovação das autoridades portuguesas em matéria de concorrência.


As empresas portuguesas integradas pela DISA empregam diretamente mais de 700 pessoas, que serão integradas no grupo espanhol. A inclusão dos colaboradores da Prio na DISA significa que a equipa do quarto maior operador em Espanha totaliza agora 4500 pessoas.


Das 247 estações de serviço que compõem a rede, 98 são de gestão própria e 149 são geridas por terceiros através de acordos de abandeiramento e abastecimento exclusivo. Esta ampla rede conta com 88 lojas de conveniência, a terceira maior do país, 20 pontos de lavagem automóvel e a comercialização de GPL engarrafado e lubrificantes.


Além da oferta de combustíveis convencionais (gasolinas, gasóleos e gás auto), existem ainda 190 pontos de carregamento elétrico instalados em 61 estações de serviço.


Outros negócios energéticos

Os negócios adquiridos pela DISA incluem o abastecimento e comercialização em Portugal, bem como um terminal de armazenamento de combustível. Também graças a esta operação, a companhia espanhola entra na produção de biodiesel, atividade que vai ao encontro do compromisso da DISA com a redução de emissões e a sustentabilidade.


Em Espanha, o Grupo DISA é o quarto maior operador de combustíveis, com mais de 600 postos de venda. Em termos de projetos de maior envergadura, foi pioneira nas Canárias com a construção da primeira estação elétrica e da primeira estação de serviço a Gás Natural. Recorde-se que a Prio é uma empresa fundada em 2006 com capital 100% português, cuja principal atividade está relacionada com a distribuição e comercialização de combustíveis líquidos e produção de biocombustíveis.


Fonte:motor24

3 visualizações