Buscar
  • Ecoflex Trading

Grupo de trabalho sobre energia renovável é criado por Inel e governo de Goiás


O Instituto Nacional de Energia Limpa (Inel) e o Governo do Estado de Goiás inauguraram um grupo de trabalho para que seja debatida a implementação de políticas públicas focadas no avanço da energia limpa no estado. O governador Ronaldo Caiado e representantes da entidade estiveram em reunião, e o anúncio foi realizado logo após o término do encontro.


Segundo o diretor do Inel no Centro-Oeste, Carlos Toledo, a iniciativa pretende ajudar para a instauração de políticas públicas para que se possa tornar democrático o acesso e permitir o desenvolvimento do setor de energia limpa, bem como fomentar o uso de fontes renováveis e mais baratas para todos. “A diversificação da matriz energética trará equilíbrio ao sistema elétrico local”, comenta.


Além disso, o vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota, aponta que o território goiano é privilegiado com o alto número de incidência solar, o que dá um estímulo ao trabalho, para que crises hídricas consigam ser deixadas para trás. “Tenho certeza de que o grupo de trabalho contribuirá para criação de políticas públicas com poder de transformar a vida das pessoas e construir um mundo melhor.”


Já o presidente do Inel, Heber Galarce, ressalta a essencialidade da expansão da discussão a respeito do crescimento da energia solar no estado e as conquistas recentes do segmento no Brasil, como a aprovação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 5829/19, que cria um marco legal da geração distribuída. No dia 24 de agosto, a matéria foi enviada ao Senado e encontra-se parada.


“Neste momento de crise hídrica e energética, é fundamental que o Goiás e todo o País olhem para o setor de energia limpa como a grande saída para a crise no sistema elétrico a médio e longo prazo”, aponta Galarce.



Fonte: Portal Solar

7 visualizações0 comentário