Buscar
  • Ecoflex Trading

Fortaleza (CE) terá 1ª estação de metrô com energia solar

A Estação Juscelino Kubitschek é a primeira estação de metrô a possuir painéis fotovoltaicos no município


A instalação do sistema fotovoltaico na Estação de Metrô Juscelino Kubitschek, em Fortaleza (CE), está em fase final e deve entrar em breve em operação em breve, se tornando a primeira estação geradora de energia solar na cidade. Ao total, são 588 painéis solares instalados.

O próximo passo para que o sistema comece a funcionar é a obtenção de autorização da Enel Distribuição Ceará, fornecedora de energia elétrica do estado. Para isso, será preciso realizar os testes finais antes de iniciar o funcionamento.

O projeto do Governo do Ceará também pretende beneficiar a Estação Padre Cícero, que deverá ser a segunda com geração de energia solar. No momento, são realizados os preparativos necessários para receber os painéis solares e demais peças do sistema.

A expectativa é que a quantidade de energia solar produzida pelas duas estações seja suficiente para cobrir a demanda elétrica de pelo menos quatro estações da Linha Sul da cidade.

Segundo Igor Ponte, diretor da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, o projeto vai contribuir para a preservação do meio ambiente devido à redução de emissão de poluentes, pois o metrô possui um sistema de eletrificação moderno e eficaz.

“A partir dessa iniciativa para geração de energia solar, buscamos consolidar nosso compromisso com uma agenda de serviços comprometidos com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável”, destaca o diretor.

As estações Juscelino Kubitschek e Padre Cícero vão possuir, juntas, 882 módulos fotovoltaicos e caso o projeto seja eficiente, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos estuda a expansão do projeto para outras estações.



Por Julio Afonso

Fonte: Canal Solar

3 visualizações0 comentário