As vendas de etanol do Brasil mais que dobraram em outubro, à medida que o consumo interno cai e os preços no mercado externo estão mais atrativos.
As exportações de etanol brasileiro totalizaram 371,12 milhões de litros no mês passado, o patamar mais alto desde outubro de 2020, quando o país entregou 379,87 milhões de litros ao mercado internacional. O resultado foi superior aos 164,98 milhões de litros de outubro de 2021, de acordo com o Ministério da Economia.
As exportações de etanol industrial para a Coreia do Sul responderam por 30% do total embarcado em outubro. A Holanda – porta de entrada para a maioria das importações na União Europeia – recebeu 24% das exportações da especificação brasileira, seguida pelos Estados Unidos (15%), Reino Unido (7,8%) e Filipinas (5,9%).
O aumento significativo nas exportações de etanol ocorre enquanto o consumo interno permanece, em grande parte, moderado, devido às modificações tributárias que reduziram a competitividade do biocombustível em relação à gasolina na bomba, o que pressiona os produtores desde setembro.
Já as importações de etanol ao Brasil recuaram no mês passado, totalizando apenas 8,07 milhões de litros, uma queda de 42% na base anual. Todo o etanol importado durante outubro veio do Paraguai.
Fonte:https://www.novacana.com/
Comments