Com a implementação do programa Combustível do Futuro, a demanda de etanol como matéria-prima deverá crescer muito, indica a consultoria do Itaú BBA.
Por que a demanda dever avançar: o etanol será mais requisitado, por meio do Programa, porque haverá aumento da mistura do anidro na gasolina.
Atualmente, o derivado de petróleo contém até 27% do renovável. Caso estudos técnicos aprovem, a mistura deve saltar para 35% em data a ser confirmada.
Mais produtos renovávies: além da maior mistura de anidro, o Combustivel do Futuro estabelece a criação de programas.
Entre os programas estão o do combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), diesel verde, biometano e captura e armazenagem de dióxido de carbono.
O que falta para o SAF entrar no mercado
Demanda: para entrar no radar dos investimentos, o SAF carece de normatização. O Combustível do Futuro, no entanto, estima que as metas de implementação do renovável de aviação começam em 1%, em 2027, e vão até 10%, em 2037.
Para tanto, o Itaú BBA estima uma demanda de 11 bilhões de litros de SAF em 2037.
Demanda de matéria-prima: para atingir 100% da demanda de SAF, se ele for feito somente com etanol, será necessário 1,7 bilhão de litros.
Já se a matéria-prima for sebo, a exigência é de 1,5 bilhão de litros. Enfim, se a fonte for óleo de soja, serão necessários 4,5 bilhões de litros.
Como fica o biodiesel
Conforme a consultoria, no caso do consumo de biodiesel, levando em consideração uma mistura de 25% até 2037, seria de 13,9 bilhões de litros.
Desse montante, 10,3 bilhões estão por conta do novo percentual de mistura.
Como fica a mistura: a lei indica um aumento de 1% ao ano na mistura do biodiesel ao diesel, até chegar a 20% em 2030.
Por sua vez, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE )vai avaliar a viabilidade técnica para um percentual superior a 25%.
Enfim, se a mistura de 25% do biodiesel ao diesel se confirmar daqui a 13 anos, o Itaú BBA estima um aumento no consumo de biodiesel de 13,9 bilhões de litros.
Deste volume, 10,3 bilhões virão por conta do aumento do teor de mistura.
Emprego do biometano contra emissões
Por sua vez, a redução de emissões por meio do uso de biometano começa em 1%, em 2026, e o patamar máximo é de 10%, conforme o program.
Uma redução de 10% para o mercado consumidor, dentro de parâmetros estabelecidos pela consultoria.
Tendo em vista rendimentos dos novos projetos de biometano, seriam necessários projetos em usinas sucroenergéticas equivalentes a aproximadamente 410 milhões de toneladas de cana moída por ano para atender essa demanda.
Meta de diesel verde
Já o programa de diesel verde, combustível normalmente produzido a partir de um processo de hidrogenação usando gorduras e óleos vegetais (rota Hefa), abre a possibilidade do CNPE criar uma meta volumétrica do teor de mistura de até 3% no diesel fóssil.
Segundo Lucas Brunetti, analista do Itaú BBA, embora ainda seja difícil prever as consequências exatas da implementação dessas normas, a expectativa é de que a demanda por matérias-primas e investimentos no setor cresça consideravelmente, apresentando novos desafios e oportunidades.
コメント