top of page
Foto do escritorEcoflex Trading

Cresce garantia física das termelétricas à biomassa

Levantamento da Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen) e da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) revela crescimento na garantia física de termelétricas a biomassa.

O total alcançou 2.701,6 megawatts médios (MWm), representando um aumento de 399,8 MW médios, ou 17%, em relação ao ano anterior.

O que é garantia física: quantidade máxima de energia elétrica de uma determinada usina que pode ser comercializada. Também é conhecida como energia assegurada e expressa em MW médios.

Desempenho positivo

Mesmo sem considerar novos empreendimentos, as usinas existentes também mostraram um desempenho positivo.

Esse desempenho representa acréscimo de 93,9 MWm, resultando em um crescimento real de 4%.

Montantes

Esse levantamento baseou-se na portaria do Ministério de Minas e Energia nº 2.848/2042, que estabelece os montantes de Garantia Física de Energia e disponibilidade mensal das usinas movidas a biomassa com Custo Variável Unitário (CVU) nulo.

Quando entram em vigor: os novos montantes entrarão em vigor em 1º de janeiro de 2025 e se estenderão até 31 de dezembro do mesmo ano.

Ajuda o ONS

Newton Duarte, presidente executivo da Cogen, enfatizou que a garantia física das usinas a biomassa ajuda o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a enfrentar desafios críticos, provocados pela escassez hídrica. 

Zilmar Souza, gerente de Bioeletricidade da UNICA, ressalta o potencial de redução na emissão do CO2.

“Esses mais de 2,7 mil MW médios são equivalentes a evitar a emissão de mais de 7 milhões de toneladas de CO2 por ano, uma redução que requer o plantio de 51 milhões de árvores nativas ao longo de 20 anos”, afirmou.

Proposta de ajustes

Cogen e UNICA também propuseram ajustes na Portaria MME 564/2024 para permitir maior flexibilidade na comercialização de excedentes de cogeração no mercado livre.

Segundo Duarte, as usinas atualmente enfrentam limitações que desestimulam a produção, uma vez que o excedente é liquidado pelo Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) ou vendido em leilões regulados, o que pode levar anos para o recebimento.


2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page