Ônibus e caminhões que atravessam a Rodovia Presidente Dutra entre Rio de Janeiro e São Paulo poderão contar com uma nova opção de abastecimento.
Nesta sexta (24/11), o governo estadual do Rio de Janeiro lançou um projeto-piloto de corredor sustentável com sete postos de combustíveis adaptados para abastecer veículos pesados a gás natural e biometano.
A ideia é incentivar a substituição de diesel fóssil por combustíveis com menor intensidade de carbono e reduzir a poluição sonora, de acordo com a Secretaria de Energia e Economia do Mar, que coordena o projeto.
No corredor, os veículos poderão ser totalmente abastecidos em um terço do tempo normal. Em um posto não adaptado, um ônibus ou caminhão leva de 45 a 50 minutos para encher o tanque com gás natural. Já nos novos, o processo é feito em 15 minutos.
Para incentivar os postos a aderir ao projeto, o governador Cláudio Castro (PL) publicou um decreto criando o Selo Corredor Sustentável, concedido aos que se adaptarem para fornecer combustíveis de baixo carbono.
Navio elétrico
Do outro lado do mundo, o movimento é de eletrificação e já alcança os navios. Na quinta (23/11), a greentech Yinson (YGT) e o consórcio Goal Zero apresentaram o primeiro navio de carga totalmente elétrico de Singapura.
Com 18,5 metros, o Hydromover promete zerar emissões e reduzir os custos operacionais em até 50% em comparação com uma embarcação convencional.
O navio leve foi projetado com soluções de bateria substituíveis ??e pode transportar até 25 toneladas de carga.
E já tem cartas de intenções de cinco potenciais parceiros que possuem uma frota combinada de mais de 150 embarcações.
Eirik Barclay, CEO da YGT, conta que a greentech iniciou conversas com empresas na Indonésia, interessadas em implantar o navio para transporte de mercadorias em águas remansas e eletrificação na pesca local.
Decolando com SAF
Em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde ocorre na próxima semana a principal conferência climática da ONU (COP28), a Emirates decolou pela primeira vez com um A380 abastecido com 100% de combustível sustentável.
O maior avião comercial do mundo fez um voo demonstração na quinta (23/11), a partir do aeroporto internacional DXB com SAF puro em um dos quatro motores.
A intenção foi demonstrar o potencial de substituição do querosene convencional fóssil por alternativas renováveis sem a necessidade de adaptação dos equipamentos.
Em março de 2022, a fabricante Airbus já tinha voado com um A380 para demonstrar a viabilidade de usar apenas SAF. A viagem durou três horas e usou 27 toneladas de combustível renovável fornecido pela TotalEnergies.
Com metas setoriais de zerar as emissões líquidas até 2050, a indústria de aviação está dando passos cada vez mais largos para inserir o SAF nas suas operações.
No próximo dia 28 de novembro, é a vez da britânica Virgin Atlantic, que tem programado o primeiro voo transatlântico de uma aeronave abastecida com 100% de combustível sustentável.
Fonte:https://www.udop.com.br/
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