top of page
Foto do escritorEcoflex Trading

Conta de energia elétrica poderá ser paga via Pix; Aneel abre consulta pública


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abriu uma consulta pública para tornar obrigatória a inclusão do Pix como opção de pagamento das contas de energia elétrica.


Em 2020, a agência e o Banco Central firmaram um acordo de cooperação técnica para tornar o Pix uma alternativa de pagamento de faturas de energia elétrica e melhorar a experiência de pagamento pelo consumidor.


No entanto, foi identificado que, no segmento de distribuição, não há uniformidade na adesão. Ou seja, algumas empresas já adotaram o pagamento instantâneo, enquanto outras seguem com as opções tradicionais, como código de barras e débito em conta.


A ideia é que o consumidor solicite a opção de pagamento via Pix. Após a solicitação, a empresa de energia deverá disponibilizar um código QR Code para liberar o pagamento, inclusive na conta impressa.


A consulta ficará aberta até o dia 31 de outubro e os interessados poderão enviar contribuições a partir desta quarta-feira (14) para o e-mail cp042_2022@aneel.gov.br.


Após esse período de 45 dias, o processo será votado pela diretoria da Aneel e, se aprovado, as distribuidoras terão 90 dias para se adaptarem.


Adesão do Pix


Lançado em outubro de 2020, o Pix faz parte do projeto do Banco Central de open finance e modernização do sistema financeiro brasileiro.


Com quase dois anos, o sistema de pagamento instantâneo já conta com 478,3 milhões de chaves registradas e 1 bilhão de transações feitas.


Além da opção de pagamento, o sistema também já conta com as modalidades de saque e troco. Na primeira, o usuário consegue sacar dinheiro de um ponto de venda ou caixa eletrônico.


Já a segunda opção permite que a pessoa compre um produto e pague um valor a mais para receber o troco em dinheiro -- ou vice-versa, paga em dinheiro físico e solicita o troco por Pix.



2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page