top of page

Como é o ponto de abastecimento de biometano aberto em Paulínia


Foto: Canva
Foto: Canva

Fruto de investimento de R$ 29 milhões, ponto de abastecimento de biometano foi recém-inaugurado em Paulínia (SP) pela Bravo Serviços Logísticos.

Segundo a empresa, R$ 4 milhões do total investido são referentes ao ponto, enquanto os demais R$ 25 milhões foram em veículos.

Como é o ponto de abastecimento de biometano:

  • Localizado na principal base operacional da Bravo, o ponto servirá para abastecer uma frota de 23 carretas fabricadas pela Scania (13 modelos G410 e 10 modelos G460), dedicadas a operações de transferência e distribuição de produtos.

  • A escolha pela região se deve à força da cidade, que está estrategicamente situada a 200 km do Porto de Santos e contempla um dos principais parques industriais do Brasil de grandes indústrias de químicos e bioquímicos.

  • Inicialmente, a Bravo operou com alguns caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) para entender o funcionamento dessa tecnologia e ganhar experiência com os veículos.

    Após essa fase de testes, a empresa decidiu aumentar sua frota de caminhões a gás e buscar uma alternativa ainda mais sustentável, identificando o biometano como uma solução viável, dado que outros biocombustíveis não estão tão disponíveis atualmente.

    Segundo Azevedo, o mercado de biometano está aquecendo, com outras empresas começando a explorar essa opção, considerada uma excelente alternativa para frotas pesadas.

    “A Bravo enxerga o projeto como uma oportunidade, em um contexto de preocupação com mudanças climáticas e aumento da demanda por soluções de baixo carbono. Além disso, reconhece a pressão regulatória, sua responsabilidade socioambiental e os benefícios econômicos a longo prazo associados a essa jornada”, complementa. O head ainda reforça que, por ano, a empresa poderá reduzir até 800 toneladas de emissões de carbono por ano com a iniciativa.

    Abastecimento e Logística do Biometano

    O ponto de abastecimento receberá o combustível de uma usina do setor sucroenergético de São Paulo em carretas feixe, que atuam como reservatórios móveis, sendo substituídas conforme a demanda.

    Essa solução garante o fornecimento contínuo de biometano e otimiza a logística de abastecimento.

  • A Bravo também conta com o suporte da Necta para implantação dos corredores de abastecimento, já que a concessionária possui uma rede de postos de GNV e vem trabalhando para conectar usinas de biometano à sua rede de distribuição de gás.

    Com a regularização dos CGOB’s (Certificados Garantia de Origem do Biometano), estabelecidos pelo Decreto nº 12.614/2025, espera-se que essas rotas possam se tornar corredores totalmente verdes.

  • Rotas

    Transferência

    As rotas de transferência iniciais da Bravo com caminhões a biometano são focadas nas regiões de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, com planos de expansão para outras localidades à medida que a empresa desenvolve sua infraestrutura de abastecimento e a autonomia dos caminhões. São elas:

    • Paulínia/SP – Interior SP: cidades adjacentes em rotas dedicadas entre os centros logísticos da Bravo e as indústrias, de abastecimento de matérias-primas e retirada de produtos acabados.

    • Paulínia/SP – Uberaba/MG: os caminhões sairão de Paulínia em direção a Uberaba. No entanto, devido à distância, será necessário complementar o abastecimento com GNV, no meio do caminho, provavelmente em Ribeirão Preto/SP, já que a autonomia do biometano não permite ir e voltar sem reabastecer.

    • Paulínia/SP – Ibiporã/PR: outra rota planejada é entre Paulínia e Ibiporã com complemento de GNV em Ourinhos/SP e abastecimento com biometano em Londrina/PR, disponível em posto local.

    Distribuição

    Já as rotas de distribuição de produtos acabados saem de Paulínia para o mercado do interior de São Paulo.

    Jornada de Descarbonização da Bravo

    Jornada de descarbonização

    A estratégia de descarbonização da Bravo se baseia em três pilares: malha logística – construção de centros de distribuição estrategicamente localizados para otimizar o transporte, utilizando caminhões menores para rotas mais curtas; multimodalidade – priorização do transporte ferroviário para longas distâncias; e transição energética – busca por fontes de energia mais limpas para sua frota, considerando alternativas como elétrico, biocombustíveis e gás.


 
 
 

Comentários


bottom of page