O período pós-carnaval foi marcado por reposições de volumes de etanol, relata o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq-USP.
Segundo pesquisadores do Cepea, os compradores adquiriram o biocombustível em usinas paulistas e também em outros estados do Centro-Sul. Do lado vendedor, a postura foi relativamente firme ao longo do período, mas algumas usinas acabaram cedendo aos preços propostos pelo comprador, cenário que resultou em queda nos valores médios.
“Esse comportamento do vendedor – de comercializar o etanol no curto prazo nos atuais preços – reflete a incerteza destes agentes quanto aos valores de negociação nas próximas semanas”, afirma o Cepea, em nota, também observando que a entrada da temporada 2024/25 se aproxima.
Nesse cenário, de 14 a 16 de fevereiro, o Indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado fechou a R$ 2,1297 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), baixa de 1,63% frente ao da semana anterior.
No caso do etanol anidro, a média do Indicador Cepea/Esalq foi de R$ 2,3902 por litro (líquido de PIS/Cofins), recuo de 2,31% no mesmo comparativo.
Fonte: https://www.novacana.com
Comments