Buscar
  • Ecoflex Trading

[Cepea] Preço do etanol tem forte queda nas usinas de São Paulo na semana


Os valores dos etanóis anidro e hidratado registraram baixas expressivas na primeira semana de fevereiro no mercado à vista do estado de São Paulo, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq-USP.


Entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro, o Indicador Cepea/Esalq semanal do hidratado foi de R$ 2,9073 por litro, diminuição significativa de 8,14% frente ao período anterior. No caso do anidro, a redução foi de 6,63%, com o Indicador Cepea/Esalq fechando em R$ 3,4871/L.


Segundo pesquisadores do Cepa, a maior oferta de etanol seguiu pressionando as cotações em toda a região Centro-Sul. “Os volumes negociados continuam pequenos, com agentes de distribuidoras mostrando expectativa de novas desvalorizações do biocombustível e ainda relatando desempenho das vendas de hidratado menor frente à gasolina C”, relatam.


O biocombustível na usina vem recuando em razão da baixa demanda característica do mês de janeiro – especialmente para o etanol hidratado, que hoje é menos competitivo do que a gasolina – e também como reflexo do menor poder de consumo dos compradores em decorrência da pressão inflacionária.


Com a busca reduzida pelo combustível, a leitura do mercado passa a ser de que os estoques atuais serão mais do que suficientes para abastecer o país durante a entressafra.

Além disso, as chuvas no Centro-Sul do Brasil melhoram a expectativa de disponibilidade de cana-de-açúcar para a próxima temporada, que começa em abril.


Fonte: novacana.com


9 visualizações1 comentário