top of page

Cemig anuncia reajuste de até 15,55% na conta de luz


Os consumidores da Cemig terão reajuste de até 15,55% na conta de luz a partir de 28 de maio. A Revisão Tarifária Periódica da companhia foi aprovada nesta terça-feira (23) pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O reajuste para os consumidores residenciais (B1) será de 14,91%; os clientes da Baixa Tensão sofrerão reajuste de 15,55%; e os consumidores da Alta Tensão terão reajuste de 9,84%. Com isso, o reajuste médio será de 13,27%.

A proposta feita pela Agência em março era de um reajuste médio de 10,00%. Atualmente, a empresa atende a 9,1 milhões de unidades consumidoras localizadas em 774 municípios do estado de Minas Gerais.

Segundo a ANEEL, os fatores que mais impactaram no cálculo da revisão foram os custos com transporte e compra de energia, retirada de componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário, entre outros itens.

“Também foram aprovados os limites para os indicadores de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) da distribuidora para o período de 2024 a 2028”, informou a Agência.

A ANEEL ainda esclareceu que o efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). “Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública)”, disse em comunicado.


Fonte:https://canalsolar.com.br/

2 visualizações0 comentário
bottom of page