top of page

CCEE projeta PLD para 2023 no valor mínimo


A CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) projetou que o PLD (Preço de Liquidação das Diferenças) para 2023 ficará próximo do seu valor mínimo.

As estimativas divulgadas no último Encontro do PLD para a média do ano em cada um dos submercados podem ser observada abaixo, considerando cinco possíveis cenários climatológicos.

Segundo a Câmara, a expectativa reflete um cenário de afluências favoráveis com valores próximos às médias históricas, aliada aos elevados níveis de armazenamento nos principais reservatórios do país e uma menor expectativa de crescimento da carga.

“O PLD é uma variável que depende de fatores de difícil controle e antecipação (predição), como é o caso das precipitações (chuva) e crescimento da carga, entre outros”, disse a entidade.

A projeção da CCEE leva em conta os últimos dados disponíveis no momento, porém as hipóteses utilizadas como base para os cálculos podem sofrer alterações a qualquer momento, o que impacta o resultado final da expectativa de preço.

Abaixo, seguem maiores detalhes sobre os cenários considerados:

  • Cenário 1: Projeção de Energia Natural Afluente – ENA por meio de Redes Neurais (log da ENA), considerando o valor esperado da realização da ENA de dezembro;

  • Cenário 2: Projeção de Energia Natural Afluente – ENA por meio de Redes Neurais (log da ENA), considerando o limite superior da realização da ENA de janeiro;

  • Cenário 3: Projeção de Energia Natural Afluente – ENA por meio de Redes Neurais (log da ENA), Limite Inferior da realização da ENA de janeiro;

  • Cenário 4: Projeção de Energia Natural Afluente – ENA utilizando o modelo Soil Moisture Accounting Procedure (SMAP) estendido, considerando a realização da precipitação observada de janeiro de 2018 a fevereiro de 2019;

  • Cenário 5: Projeção de Energia Natural Afluente – ENA utilizando o modelo Soil Moisture Accounting Procedure (SMAP) estendido, considerando a realização da precipitação observada de janeiro de 2021 a fevereiro de 2022.

Fonte:https://canalsolar.com.br/

16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page