Buscar
  • Ecoflex Trading

CCEE lança simulador de impactos do PLD horário no mercado livre

Ferramenta permite aos ramos de atividade analisar exposição financeira ao mercado de curto prazo de acordo com o perfil de contratação para determinado período


Com a implementação do preço horário a partir deste ano o mercado ficou mais dinâmico, com valores que variam ao longo do dia e que podem trazer ganhos ou perdas financeiras conforme a contratação de energia dos agentes, ampliando as oportunidades e os riscos, o que exige mais atenção no gerenciamento. Para auxiliar essa parte, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica lançou um simulador para avaliar o impacto do PLD Horário por ramo de atividade no mercado livre.


A ferramenta está disponível no portal da CCEE e possibilita que os usuários comparem a média mensal do PLD horário nos submercados e o perfil de consumo de empresas de cada ramo. Por último, é possível simular os impactos financeiros do perfil de contratação na contabilização de cada segmento econômico, podendo ser visualizada a interferência da flexibilidade contratual na exposição de um grupo de consumidores no Mercado de Curto Prazo.


Para desenvolver a aplicação, a entidade utilizou dados públicos divulgados em relatórios da instituição, sendo possível analisar os efeitos reais de alterações contratuais considerando uma média padrão com base no comportamento histórico e nos valores contabilizados.

“Nosso objetivo é ampliar a simetria de informação e ajudar o mercado na compreensão dos impactos do preço horário”, salienta Talita Porto, vice-presidente do Conselho de Administração da CCEE.


Como o simulador considera o consumo e o preço de períodos anteriores, a Câmara de Comercialização alerta que os agentes devem procurar outros dados para realizar análises que visam tomadas de decisão, sendo de responsabilidade dos agentes a definição de estratégias de contratação e a ferramenta apenas uma opção para facilitar entendimento da dinâmica do mercado de energia.



Fonte: Canal Energia

6 visualizações0 comentário