top of page

Brasil ultrapassa 41 GW de potência instalada em energia solar

Nesta terça-feira (02), o Brasil ultrapassou a marca de 41 GW de potência instalada em energia solar, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Este número contempla tanto a GD (geração distribuída) quanto a GC (geração centralizada). 

Atualmente, o país conta com 28,01 GW em GD e 13,04 GW em GC. O Brasil alcançou a marca de 40 GW no começo do mês de março, ou seja, em um mês adicionou outro GW de potência à sua matriz energética.

Geração distribuída

O Brasil possui 2,48 milhões de sistemas que beneficiam 3,57 milhões de consumidores no segmento de GD Solar. Os sistemas estão instalados em 99% dos municípios brasileiros, 5.547 dos 5.570 catalogados pelo IBGE.

As principais classes de consumo neste segmento são a residencial, responsável por 13,5 GW, e a classe comercial, que é responsável por outros 8 GW. As áreas rural e industrial são responsáveis por 4 GW e 2 GW, respectivamente.

Geração centralizada

Enquanto isso, no segmento de GC, além dos 12,99 GW em operação, ainda há outros 131,8 GW outorgados em usinas que ainda não entraram em operação.

Desses 131,8 GW, cerca de 6,8 GW se encontram em usinas em construção e o restante em obras que ainda não se iniciaram. Todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, possuem ao menos uma grande usina em operação.


18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page