top of page

Brasil tem aumento de 5,9% em suas reservas de petróleo provadas em 2024, diz ANP

As reservas de petróleo provadas do Brasil cresceram 5,9% em 2024 ante o ano anterior, para 16,84 bilhões de barris, segundo boletim da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicado nesta quarta-feira, 2, que considera declarações das empresas.

Também houve aumento de 4,4% no volume relativo ao somatório de reservas provadas e prováveis (2P) e de 4,3% no somatório das provadas, prováveis e possíveis (3P), informou a ANP.

Foram declarados pelas empresas contratadas para exploração e produção no Brasil 24,07 bilhões de barris de reservas provadas e de reservas prováveis e 29,18 bilhões de barris de reservas provadas, prováveis e possíveis.

As reservas provadas correspondem à quantidade de petróleo ou gás natural que a análise de dados de geociências e engenharia indica com razoável certeza como recuperáveis comercialmente.

Nesses casos, quando são usados métodos probabilísticos, a probabilidade de que a quantidade recuperada seja igual ou maior que a estimativa deverá ser de pelo menos 90%.

Nas prováveis, a probabilidade de que a quantidade recuperada seja igual ou maior que a soma das estimativas das reservas provada e provável deverá ser de pelo menos 50%, explicou a ANP.

No caso das reservas possíveis, a probabilidade de que a quantidade recuperada seja maior ou igual à soma das estimativas das reservas provada, provável e possível deverá ser de pelo menos 10%.

O índice de reposição de reservas provadas, que indica a relação entre o volume apropriado e o volume produzido, para 2024, foi de 176,6%, representando cerca de 2,17 bilhões de barris em novas reservas.


 
 
 

Kommentare


bottom of page