top of page

Brasil enfrenta novos gargalos logísticos com grandes safras, diz CEO da Alvean


O Brasil enfrenta novos gargalos logísticos diante de uma safra recorde de grãos em 2023 e também um esperado aumento da produção de açúcar, afirmou nesta quarta-feira, 1º, o CEO da Alvean, Paulo Roberto de Souza, durante o XP Agro Conference.

O presidente da trading global líder em açúcar afirmou que “neste momento, estamos entrando em gargalo logístico novamente por uma questão positiva”.

“O Brasil deve fazer uma safra ainda maior, mais açucareira, e o mundo está precisando de açúcar, os estoques mundiais estão baixos e isso demanda mais do Brasil”, acrescentou ele.

O Brasil vai colher mais grãos na safra de verão 2022/23 do que sua capacidade total de armazenagem, com um salto na produção de soja levando o país a registrar uma situação que não acontecia desde 2003, segundo reportagem da Reuters publicada com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no início do mês.

Souza disse que vai haver competição de açúcar com grãos por estruturas logísticas, como portos e ferrovias.

Ele lembrou que o Brasil evoluiu muito em questões logísticas, em portos e ferrovias nos últimos anos, mas a safra está crescendo, assim como a demanda.

Segundo ele, novos terminais entrarão mais à frente em operação, e as soluções estão encaminhadas, mas o gargalo não será resolvido no curto prazo.

“Isso se resolve com um novo ciclo de investimento. Todo mundo tenta fazer o que é certo e o Brasil está bombando em grãos e açúcar, mas temos uma questão de urgência: as safras estão crescendo, tem previsão de super safra de grãos, o que vai colidir com uma safra grande de açúcar”, comentou.


FONTE:https://www.novacana.com/

11 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page