top of page

#BiodieselWeek celebra Dia Internacional do Biodiesel


Para celebrar o Dia Internacional do Biodiesel, comemorado no dia 10 de agosto, a Ubrabio e a Embrapa Agroenergia promovem, nos dias 10 a 14 de agosto de 2020, a primeira Biodiesel Week.


O evento, totalmente online, contará com a participação de empresários, agentes públicos, jornalistas e pesquisadores para abordar diferentes aspectos do mercado de biodiesel no Brasil e no mundo.


Serão oito webinars, totalizando cerca de 15 horas de apresentações e debates sobre diferentes questões em evidência atualmente no setor.


A transmissão acontecerá ao vivo no canal da Ubrabio no YouTube (não precisa fazer inscrição). Mas também será possível participar via Zoom (necessário fazer inscrição prévia).


Sobre o Dia Internacional do Biodiesel

Em 10 de agosto de 1893, em Augsburg, Alemanha, o primeiro modelo de Rudolf Diesel, um único cilindro de ferro de três metros com um volante em sua base, funcionou pela primeira vez abastecido com nada além de óleo de amendoim.


Mais de um século depois, o dia 10 de agosto passaria a ser lembrado como o Dia Internacional do Biodiesel, data que celebra a consolidação de um combustível renovável e biodegradável, obtido geralmente a partir da reação química de óleos vegetais ou gorduras de origem animal, com um álcool na presença de um catalisador (reação conhecida como transesterificação).


No Brasil, a criação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), em 2004, marca o início da produção e uso de biodiesel no país. Hoje, este combustível renovável é utilizado em misturas com o diesel fóssil. Todo o diesel comercializado no Brasil deve conter, no mínimo, 12% de biodiesel, em atendimento à legislação, que prevê o aumento de um ponto percentual na mistura obrigatória, anualmente, até alcançar 15% em 2023.


O ciclo de webinars promovido pela Ubrabio vai debater com empresários, agentes públicos e especialistas as perspectivas para o mercado de biodiesel no Brasil e no mundo, diante do cenário global de necessidade de recuperação econômica e transição energética.


Fonte: Ubrabio

1 visualização0 comentário
bottom of page