Buscar
  • Ecoflex Trading

Arbitragem de importação de anidro dos EUA para o Brasil abre para mercado de cotas


Santos -A arbitragem de importação de etanol anidro dos EUA para o Norte-Nordeste do Brasil foi inaugurada no dia 6 de novembro para empresas com acesso ao mercado de cotas brasileiro a R $ 103 / m3, após permanecer fechada desde 4 de agosto.


A S&P Global Platts calculou em 6 de novembro que o etanol anidro nos EUA custou US $ 458 / m³ CIF Suape, ou R $ 2,847 / m³ do preço de desembarque, para empresas que não pagam 20% da tarifa de importação. Naquele mesmo dia, Platts avaliou o NNE Brasil DAP Suape anidro em reais 2.950 / m³.


Em 15 de setembro, a Secretaria de Comércio Exterior do Brasil ampliou a cota de importação, permitindo que 187,5 mil m3 de etanol anidro entrassem no país entre 16 de setembro e 14 de dezembro sem pagar a tarifa de importação de 20%.


A NNE do Brasil tem um déficit histórico estrutural de etanol e, anualmente, conta com o fornecimento e as transferências dos EUA do Centro-Sul do Brasil para cobrir esse déficit; no entanto, a forte desvalorização do real brasileiro em relação ao dólar norte-americano manteve a arbitragem de importação fechada principalmente em 2020.


A partir de abril, a arbitragem permaneceu encerrada. Mas nos primeiros dias úteis de agosto, o preço do etanol americano desembarcado em Suape demonstrou uma vantagem econômica para os importadores.


Em setembro, 10.512 metros cúbicos entraram no país por meio dos portos NNE e outros 19.556 chegaram em outubro. O volume combinado foi 79,79% inferior aos 147.768 m3 importados no mesmo período de 2019.


Participantes do mercado informaram que uma carga dos Estados Unidos deverá pousar em Suape nos próximos 10 dias. Preço e volume não foram divulgados.


A análise da Platts estima que 440.000 metros cúbicos adicionais precisariam entrar no NNE entre novembro e março para atender a demanda de anidro estimada de 1,35 bilhão de litros no mesmo período.


Em 9 de novembro, apesar do aumento do preço do etanol nos Estados Unidos, a arbitragem permaneceu em Real 60 / m³.



Fonte: spglobal

20 visualizações0 comentário